19 maio 2021 - 23h40

Minimalista, pragmático e “sabendo sofrer”: Furacão vence quarta partida por 1 a 0 e encaminha classificação

Rubro-negros e peruanos fizeram partida decisiva na busca por uma vaga nas oitavas de final da competição continental.

Os dois times somavam nove pontos, mas o adversário levava vantagem no saldo de gols – um a mais que o Furacão. A vitória do Furacão determinou, portanto, a liderança isolada do grupo.

O time principal do Athletico vinha de vitória por 1 a 0 sobre o Metropolitanos. O Melgar, entretanto, vive momento turbulento, já que perdeu as três últimas partidas que disputara (contra Alianza Atlético, Aucas e Carlos Mannucci). O último triunfo havia sido sobre o próprio Furacão, por 1 a 0, na terceira rodada da Sul-Americana. O técnico Néstor Lorenzo contou com força máxima para o duelo de hoje.

A comissão técnica do Athletico pôde contar novamente com Nikão – o atleta cumpriu suspensão na última partida. As baixas foram Lucas Halter (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo) e Erick (lesão no músculo posterior da coxa esquerda).

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

O Furacão começou do jeito que o torcedor gosta: na “garganta” do adversário. Com menos de três minutos de partida, Kayzer desperdiçou ótima chance, cara a cara com o goleiro, após saída errada do time peruano; e Vitinho, de cabeça – com o gol aberto – mandou para fora.

Richard também chegou com perigo, aos 16 minutos, após desviar cobrança de falta de Khellven.

Pereira, aos 36, foi o responsável pela única chegada mais perigosa do Melgar no primeiro tempo. Bola desviada por cima do travessão de Santos.

Kayzer, desta vez em ótima jogada – após passe de Jadson – ganhou do defensor na corrida, avançou e, perto da linha de fundo, arrematou com força, mas o goleiro mandou para escanteio. Eram 39 minutos.

Três minutos depois, o gol inacreditavelmente não aconteceu. Cobrança de escanteio, confusão na área, a bola foi desviada e bateu na trave; Richard tentou finalizar e não conseguiu; o goleiro Cáceda ficou rendido no lance; a bola sobrou para Pedro Henrique que chutou… Mas a a marcação afastou.

AGORA FOI! NA RAIVA, NA FORÇA! RENATO KAYZER! Descida em velocidade, Khellven cruzou na cabeça do atacante que mandou com muita força para o gol. O goleiro praticou um milagre, mas o rebote ficou para o próprio Kayzer que estufou as redes! 1 a 0 Furacão, aos 43 minutos!

2º Tempo

Depois do cruzamento pela esquerda, aos 4 minutos, Iberico apareceu com perigo na direita e cabeceou fechado. A bola passou perto do gol de Santos.

No lance seguinte, Nikão foi lançado em velocidade, por Kayzer, mas o goleiro se antecipou, saiu da área e afastou.

Aos 18 minutos, Orzán deu uma forte entrada em Richard e foi expulso da partida, após tomar o segundo cartão amarelo.

Nikão ficou com a bola após erro de passe do Melgar e tocou para Vitinho que finalizou. O goleiro Cáceda fez ótima defesa e evitou o segundo do Furacão, aos 38.

Aos 46, foi a vez de Thiago Heleno tomar o vermelho, após falta no meio de campo. Ele segurou e impediu a progressão do jogador do Melgar.

Da mesma maneira como fizera nas partidas anteriores, Athletico recuou muito após o gol e proporcionou o crescimento do adversário, correndo perigo, por vezes.

Ficha técnica

Copa Sul-Americana – 19/05/2021 – 5ª Rodada

Athletico 1 X 0 Melgar

Local: Arena da Baixada.

Horário: 21h30.

Árbitro: Andres Matonte (URU).

Cartões amarelos: Vitinho, Cittadini e Santos (CAP); Cuesta (MEL).

Cartões vermelhos: Thiago Heleno (CAP) e Orzán (MEL).

Gols: Kayzer (43’ 1T).

Athletico: Santos; Khellven (Marcinho), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard (Carlos Eduardo), Christian e Jadson (Cittadini); Nikão, Vitinho (Canesin) e Kayzer (Babi). TC: António Oliveira/Paulo Autuori.

Melgar: Cáceda; Fabio Pereyra, Alejandro Ramos, Lazo e Reyna; Orzán, Tandazo e Sanchez (Rasmussen); Bordacahar (Vidales), Iberico (Cáceres) e Cuesta. TC: Néstor Lorenzo.

Próximos confrontos

O Athletico jogará, contra o Paraná, fora de casa, pela primeira partida das quartas de final do Paranaense. Ainda não há data e horário definidos.

Pela última rodada da Sul-Americana e dependendo apenas de si para confirmar vaga nas oitavas, o Furacão joga na quinta-feira, 27/05, às 21h30, contra o Aucas, na Baixada. Um empate será suficiente para classificação. Se a equipe peruana não vencer, o Athletico também passa de fase, independente do resultado na partida do rubro-negro.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…