Inimigo do “saber sofrer”? Furacão domina, vence com autoridade e enfrentará a LDU nas quartas de final
Vitória lá, goleada cá. O Furacão fez valer a vantagem do jogo de ida – quando venceu a equipe colombiana com gol de pênalti de Nikão, por 1 a 0 –, confirmou o favoritismo e agora avança às quartas de final da competição continental. A LDU (EQU) – que venceu o Grêmio por 2 a 1 na partida de volta, no Rio Grande do Sul, garantindo classificação pelo critério do gol fora de casa – será o adversário na próxima fase.
O Athletico vinha de derrota (nos acréscimos) para o Ceará pelo Brasileirão, após poupar alguns dos seus titulares. Das últimas quatro partidas o Rubro-Negro havia vencido apenas uma, justamente contra o “El Diablo”, na Colômbia, acumulando dois reveses (Santos e Ceará, fora de casa) e um empate (Bragantino, na Baixada).
A comissão técnica não pôde contar para o jogo de hoje com o goleiro Santos e o lateral-esquerdo Abner (ambos convocados para seleção olímpica); o zagueiro Lucas Halter (lesionado) e o volante Richard (diagnosticado com Covid-19).
Confira como foi o jogo:
1º Tempo
QUASE! Com menos de um minuto, Nikão recebeu pela direita, cruzou na medida e Vitinho, por trás da zaga, cabeceou no contra-pé do goleiro. A bola passou muito perto da trave.
JO-GA-DA-ÇA! QUE GOLAÇO! De Nikão para Christian, de Christian para Nikão, de Nikão para Terans, de Terans para Nikão, de Nikão para Vitinho, de Vitinho pro gol! 25 minutos, 1 a 0 Furacão.
ANULADO. Furacão na garganta do América. Aos 29, Babi recebeu de Terans na área e chutou no canto. Graterol espalmou, Nikão pegou o rebote e cruzou para Terans que marcou, mas o meia estava em posição de impedimento.
Aos 34, Vitinho segurou, esperou a passagem de Nicolas e tocou. O lateral cruzou para Babi que, sozinho, cabeceou para fora.
Dois minutos depois, Terans recebeu na área e mandou forte chute. Graterol defendeu.
Ahh, Babi… Terans fez jogada individual e tocou para Babi. O atacante, na área, ajeitou e finalizou para fora. Eram 43 minutos.
Ficou barato. Athletico começou a primeira etapa com tudo, na pressão, com ótima chance logo no primeiro minuto. A equipe colombiana equilibrou melhor as ações entre os 12 e 20 minutos, mas sem oferecer perigo a Bento. Depois, foram pelo menos três oportunidades claras de gol perdidas pelo Furacão.
2º Tempo
UM A MAIS. Kevin Andrade deu um pisão em Cittadini, tomou o segundo amarelo e foi para rua, aos 9 minutos.
Pênalti… Árbitro de campo foi chamado pelo VAR. A partida ficou paralisada por mais de cinco minutos. Marcado penalidade máxima de Pedro Henrique em Adrián Ramos. Ele mesmo cobrou, no meio do gol e empatou, aos 24 minutos.
NEM DEU TEMPO DE SOFRER! Um minuto após o empate, Nikão tentou um voleio de dentro da área. A bola espirrou e sobrou para Vitinho marcar o segundo dele! 2 a 1 Furacão.
Aos 28, Terans deu um lindo chapéu na área, mas Graterol defendeu com o pé. Babi foi travado no rebote. Bate e rebate, Nikão chutou cruzado, mas o goleiro salvou.
PÊNALTI LÁ, PÊNALTI CÁ! Na jogada seguinte, Terans cruzou, Graterol saiu todo desajeitado e atropelou Babi. Assinalada penalidade máxima, sem necessidade do VAR. Nikão – sempre ele – cobrou com perfeição: bola no canto esquerdo do goleirão, na “bochecha” da rede! 3 a 1!
NA TRAVE! Jadson, que acabara de entrar, arriscou de fora da área, Graterol desviou de leve e a bola carimbou o poste, aos 42.
Dois minutos depois, Jadson fez belíssimo cruzamento para Kayzer. O atacante entrou sozinho na área, mas cabeceou para fora.
E DEU TEMPO DE MAIS UM. E QUE GOLAÇO! Aos 51, Canesin arriscou de muito longe e a bola entrou na gaveta do goleiro, sem chances para o arqueiro. Um chutaço, um petardo, um pombo sem asa, uma traulitada de Fernando Canesin para fechar a conta! Goleada na Baixada e Furacão classificado!
Ficha técnica
Copa Sul-Americana – 20/07/2021 – Oitavas de final
Athletico 4 X 1 América de Cali
Local: Arena da Baixada.
Horário: 21h30.
Árbitro: Darío Herrera (ARG).
Cartões amarelos: Thiago Heleno (CAP); Ureña (AME).
Cartões vermelhos: Andrade (AME).
Gols: Vitinho (25’ 1T), Ramos (24’ 2T), Vitinho (26’ 2T), Nikão (33’ 2T) e Canesin (51’ 2T).
Athletico: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Canesin), Cittadini (Luan Patrick) e Terans (Jadson); Nikão, Vitinho (Jaderson) e Babi (Kayzer). TC: António Oliveira.
América de Cali: Graterol; Torres, Ortiz e Andrade; Arrieta, Ureña, Paz, Malagón (Batalla) e Quiñonez; Ramos e Cortéz (Rodríguez). TC: Juan Carlos Osório.
Próximos confrontos
Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a campo no dia 25/07, domingo, às 18h15, contra o Internacional, na Baixada.
Pelo jogo de ida, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Athletico recebe o xará de Goiânia no dia 28/07, quarta-feira, às 16h00.
Pelas quartas de final da Sul-Americana, o adversário do Furacão será a LDU. A equipe equatoriana eliminou o Grêmio. Partidas (ida e volta) previstas entre os dias 10 e 19 de agosto.