20 jul 2021 - 23h35

Inimigo do “saber sofrer”? Furacão domina, vence com autoridade e enfrentará a LDU nas quartas de final

Vitória lá, goleada cá. O Furacão fez valer a vantagem do jogo de ida – quando venceu a equipe colombiana com gol de pênalti de Nikão, por 1 a 0 –, confirmou o favoritismo e agora avança às quartas de final da competição continental. A LDU (EQU) – que venceu o Grêmio por 2 a 1 na partida de volta, no Rio Grande do Sul, garantindo classificação pelo critério do gol fora de casa – será o adversário na próxima fase.

O Athletico vinha de derrota (nos acréscimos) para o Ceará pelo Brasileirão, após poupar alguns dos seus titulares. Das últimas quatro partidas o Rubro-Negro havia vencido apenas uma, justamente contra o “El Diablo”, na Colômbia, acumulando dois reveses (Santos e Ceará, fora de casa) e um empate (Bragantino, na Baixada).

A comissão técnica não pôde contar para o jogo de hoje com o goleiro Santos e o lateral-esquerdo Abner (ambos convocados para seleção olímpica); o zagueiro Lucas Halter (lesionado) e o volante Richard (diagnosticado com Covid-19).

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

QUASE! Com menos de um minuto, Nikão recebeu pela direita, cruzou na medida e Vitinho, por trás da zaga, cabeceou no contra-pé do goleiro. A bola passou muito perto da trave.

JO-GA-DA-ÇA! QUE GOLAÇO! De Nikão para Christian, de Christian para Nikão, de Nikão para Terans, de Terans para Nikão, de Nikão para Vitinho, de Vitinho pro gol! 25 minutos, 1 a 0 Furacão.

ANULADO. Furacão na garganta do América. Aos 29, Babi recebeu de Terans na área e chutou no canto. Graterol espalmou, Nikão pegou o rebote e cruzou para Terans que marcou, mas o meia estava em posição de impedimento.

Aos 34, Vitinho segurou, esperou a passagem de Nicolas e tocou. O lateral cruzou para Babi que, sozinho, cabeceou para fora.

Dois minutos depois, Terans recebeu na área e mandou forte chute. Graterol defendeu.

Ahh, Babi… Terans fez jogada individual e tocou para Babi. O atacante, na área, ajeitou e finalizou para fora. Eram 43 minutos.

Ficou barato. Athletico começou a primeira etapa com tudo, na pressão, com ótima chance logo no primeiro minuto. A equipe colombiana equilibrou melhor as ações entre os 12 e 20 minutos, mas sem oferecer perigo a Bento. Depois, foram pelo menos três oportunidades claras de gol perdidas pelo Furacão.

2º Tempo

UM A MAIS. Kevin Andrade deu um pisão em Cittadini, tomou o segundo amarelo e foi para rua, aos 9 minutos.

Pênalti… Árbitro de campo foi chamado pelo VAR. A partida ficou paralisada por mais de cinco minutos. Marcado penalidade máxima de Pedro Henrique em Adrián Ramos. Ele mesmo cobrou, no meio do gol e empatou, aos 24 minutos.

NEM DEU TEMPO DE SOFRER! Um minuto após o empate, Nikão tentou um voleio de dentro da área. A bola espirrou e sobrou para Vitinho marcar o segundo dele! 2 a 1 Furacão.

Aos 28, Terans deu um lindo chapéu na área, mas Graterol defendeu com o pé. Babi foi travado no rebote. Bate e rebate, Nikão chutou cruzado, mas o goleiro salvou.

PÊNALTI LÁ, PÊNALTI CÁ! Na jogada seguinte, Terans cruzou, Graterol saiu todo desajeitado e atropelou Babi. Assinalada penalidade máxima, sem necessidade do VAR. Nikão – sempre ele – cobrou com perfeição: bola no canto esquerdo do goleirão, na “bochecha” da rede! 3 a 1!

NA TRAVE! Jadson, que acabara de entrar, arriscou de fora da área, Graterol desviou de leve e a bola carimbou o poste, aos 42.

Dois minutos depois, Jadson fez belíssimo cruzamento para Kayzer. O atacante entrou sozinho na área, mas cabeceou para fora.

E DEU TEMPO DE MAIS UM. E QUE GOLAÇO! Aos 51, Canesin arriscou de muito longe e a bola entrou na gaveta do goleiro, sem chances para o arqueiro. Um chutaço, um petardo, um pombo sem asa, uma traulitada de Fernando Canesin para fechar a conta! Goleada na Baixada e Furacão classificado!

Ficha técnica

Copa Sul-Americana – 20/07/2021 – Oitavas de final

Athletico 4 X 1 América de Cali

Local: Arena da Baixada.

Horário: 21h30.

Árbitro: Darío Herrera (ARG).

Cartões amarelos: Thiago Heleno (CAP); Ureña (AME).

Cartões vermelhos: Andrade (AME).

Gols: Vitinho (25’ 1T), Ramos (24’ 2T), Vitinho (26’ 2T), Nikão (33’ 2T) e Canesin (51’ 2T).

Athletico: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Canesin), Cittadini (Luan Patrick) e Terans (Jadson); Nikão, Vitinho (Jaderson) e Babi (Kayzer). TC: António Oliveira.

América de Cali: Graterol; Torres, Ortiz e Andrade; Arrieta, Ureña, Paz, Malagón (Batalla) e Quiñonez; Ramos e Cortéz (Rodríguez). TC: Juan Carlos Osório.

Próximos confrontos

Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a campo no dia 25/07, domingo, às 18h15, contra o Internacional, na Baixada.

Pelo jogo de ida, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Athletico recebe o xará de Goiânia no dia 28/07, quarta-feira, às 16h00.

Pelas quartas de final da Sul-Americana, o adversário do Furacão será a LDU. A equipe equatoriana eliminou o Grêmio. Partidas (ida e volta) previstas entre os dias 10 e 19 de agosto.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…