20 jul 2021 - 11h02

Para especialista, Athletico é o clube mais preparado para a sociedade anônima

A transformação dos clubes de futebol de associações civis sem fins lucrativos para sociedades anônimas está prestes a virar realidade. O assunto vem sendo discutido há anos e o projeto de lei avançou no Congresso.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5516/19, que cria a figura da sociedade anônima do futebol (SAF). Com isso, os clubes poderão se valer de uma regime jurídico empresarial que permitirá a captação de recursos.

Com a aprovação da Câmara, o texto segue agora para sanção presidencial – o que pode ocorrer nos próximos dias.

O Athletico é um dos grandes interessados no projeto. Em diversas ocasiões, Mario Celso Petraglia já anunciou que o Furacão está preparado para apresentar seu projeto de convesão em SA para aprovação dos sócios.

Casa arrumadíssima

A mudança do regime pode beneficiar o Furacão em razão da gestão adotada pelo clube. Essa é a opinião do advogado Rodrigo Rocha Monteiro de Castro, Doutor em direito comercial pela PUC/SP e um dos autores do projeto original da SAF.

Em entrevista a um podcast sobre o tema “Sociedade anônima do futebol – SAF”, Monteiro de Castro citou o Rubro-Negro como exemplo positivo: “Do lado positivo, quem está com a casa arrumadíssima e que esta passagem provavelmente colocará este time num outro patamar não só no Brasil, mas na América Latina, é o Athletico Paranaense, que vem já há uns 15 anos com a presidência do Mario Celso Petraglia se organizando para tornar uma companhia e já com a pretensão até de abrir o seu capital”.

 

Questionado pelo apresentador do programa se o Athletico era o clube mais bem administrado do país, a resposta foi essa: “Mas sem a menor dúvida. Se ele tivesse o tamanho da torcida e o acesso a recursos que Flamengo, ou não, Flamengo é uma excepcionalidade….que Palmeiras e São Paulo têm ele estaria entre os 25, 30 maiores times do mundo tranquilamente, tranquilamente. É notável, o que o Athletico Paranaense faz é absolutamente notável”.

Confira a íntegra do episódio do podcast sobre o tema:

Assuntos: |


Últimas Notícias