12 ago 2021 - 21h17

Revés na altitude: Athletico sai atrás em disputa de vaga na semifinal da Sul-Americana

A 2.734 metros de altitude, o Furacão iniciou a disputa pela vaga na semifinal da Sul-Americana.

A equipe equatoriana trata a competição internacional como prioridade – ocupa a sétima colocação do campeonato equatoriano – e chega forte para o confronto após classificação diante do Grêmio (derrota por 1 a 0 em casa e vitória por 2 a 1 em Porto Alegre). A partida de hoje foi a sétima do técnico Pablo Marini no comando da LDU.

Ao contrário do adversário, o Athletico vem de uma classificação com autoridade diante do América de Cali, com duas vitórias (1 a 0 na Colômbia e 4 a 1 na Arena).

O técnico português, entretanto, enfrenta problemas para escalar a equipe titular, já que não pôde contar com Vitinho (está de saída do clube), Babi (cirurgia no joelho), Santos (a princípio poupado, após conquista do ouro olímpico em Tóquio), Thiago Heleno (não disputa jogos na altitude por problema fisiológico) e Lucas Halter (lesão no pé).

Por outro lado, Abner (que também esteve em Tóquio) retornou à lateral-esquerda. Assim, Nicolas compôs o trio de zaga, juntamente a Pedro Henrique e Zé Ivaldo.

A partida de hoje marcou o início de uma maratona que definirá o futuro do Athletico na temporada: serão sete jogos em 21 dias – as quartas de final da Sul-Americana e da Copa do Brasil, mais três jogos do Campeonato Brasileiro.

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

O Athletico entrou em campo marcando no 4-5-1, com Terans na frente.

Aos 5 minutos, LDU tentou chegar com bola longa para Amarilla na área, mas ela passou pelo atacante e pela zaga rubro-negra. Bento defendeu.

Furacão atacou aos 8. Terans girou no meio, passou pelo defensor, mas demorou para concluir a jogada e foi desarmado.

Três minutos após, Piovi fez bom passe para Zunino – que entrava na área. Nicolas cortou, de carrinho.

Aos 14, Perlaza mandou um petardo, da direita, de longe. Bento salvou, espalmando para fora. Lance perigoso.

Cruz cruzou pela esquerda, Zunino cebeceou no meio do gol e Bento defendeu em dois tempos, aos 19 minutos. No lance seguinte, Nikão arriscou de fora da área, a bola desviou na marcação e saiu para escanteio.

30 minutos e Terans puxou contra-ataque. Carlos Eduardo recebeu e chutou da entrada da área, mas a bola desviou na marcação e Gabbarini fez a defesa.

POR POUCO! Richard ganhou de dois marcadores e cruzou, pela direita. Terans finalizou de letra, mas a bola desviou e saiu. Quase um golaço, aos 40 minutos.

2º Tempo

O Athletico iniciou a segunda etapa mais ofensivo, diferente do ocorrido no primeiro tempo. Terans arriscou de fora da área, mas Gabbarini defendeu, no meio do gol.

Aos 5 minutos, Marcinho cruzou, Abner mandou de cabeça e a bola desviou em Perlaza e saiu, em escanteio. Terans cobrou o tiro de canto e Pedro Henrique cabeceou para fora. 

A LDU respondeu, aos 9. Alcivar aproveitou o espaço e chutou de fora de área, com muito perigo.

SALVOU BENTO! Julio invadiu a área, passou por dois marcadores e saiu na cara do gol. O arqueiro rubro-negro antecipou e cortou, aos 23 minutos.

Cinco minutos depois, Perlaza ganhou de Abner e cruzou na cabeça de Amarilla que mandou, com perigo, para fora.

NA REDE, PELO LADO DE FORA… Aos 32 minutos, contra-ataque rápido e Nikão tocou para Terans que entrou na área, pela esquerda, e bateu. A bola foi na rede, pelo lado de fora.

37 minutos e Nikão bateu forte, de fora da área. O quique da bola dificultou a defesa de Gabarini que deu o rebote, mas a zaga afastou.

No finzinho… Reasco recebeu, aproveitou o espaço, girou e bateu cruzado, sem chances para Bento. 1 a 0 para o time da casa, aos 41.

Athletico quase tomou o segundo. LDU trocou passes na área rubro-negra e Kaprof ficaria de frente para o gol se não escorregasse e caísse na hora de finalizar.

Ficha técnica

Copa Sul-Americana – 12/08/2021 – Quartas de final

LDU 1 X 0 Athletico

Local: Estádio Casa Blanca.

Horário: 19h15.

Árbitro: Andes Matonte (URU).

Cartões amarelos: Marcinho, Christian e Canesin (CAP); Angulo (LDU).

Cartões vermelhos: – .

Gols: Reasco (41’ 2T).

Athletico: Bento; Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Nicolas; Marcinho, Richard (Erick), Christian (Cittadini), Terans (Canesin) e Abner (Márcio Azevedo); Nikão e Carlos Eduardo (Kayzer). TC: António Oliveira.

LDU: Gabbarini; Perlaza, Guerra, Caicedo e Cruz; Piovi (Scotto), Alcívar (Kaprof) e Zunino (Muñoz); Julio (Reasco), Angulo (Arce) e Amarilla. TC: Pablo Marini.

Próximos confrontos

Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a campo no dia 15/08, domingo, às 18h15, contra o Cuiabá, fora de casa.

Pelo jogo de ida – válido pelas quartas de final da Copa do Brasil – o Athletico recebe o Santos no dia 25/08.

A partida de volta contra a LDU acontece no dia 19/08, quinta-feira, às 19h15, na Arena.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…