19 ago 2021 - 21h22

TRIUNFAZO! Longe da altitude e com atitude, Furacão reverte desvantagem da partida de ida e está na semifinal da Sula

O momento era turbulento. Os questionamentos ao trabalho de António Oliveira se intensificam a cada jogo. O Athletico vinha para a decisão com quatro derrotas e um empate nas últimas cinco partidas disputadas – último triunfo foi sobre o Atlético-GO, pela Copa do Brasil.

No jogo de ida das quartas de final, o time equatoriano venceu por 1 a 0, na altitude de Quito. A indigna missão era vencer por dois (no caso de não sofrer gols) ou mais tentos de diferença para avançar à semifinal. Problema é que o Athletico vem sofrendo gols todos os jogos. Sofrendo todos os jogos. E não vinha, nem mesmo, “sabendo” sofrer.

Historicamente, reverter desvantagens em torneios internacionais é raridade para quem, hoje, necessitava. Aconteceu apenas em uma oportunidade, em 2014, no fatídico jogo contra o Sporting Cristal, válido pela pré-Libertadores, com decisão nos pênaltis e todo aquele “script” de emoção que só o torcedor atleticano conhece e vive.

A LDU mandou a campo um time reserva na sua última aparição, no final de semana, no empate em 3 a 3 com o Deportivo Cuenca, pelo campeonato equatoriano.

O técnico português contou com dois retornos em relação ao jogo de ida: Santos (poupado após a conquista da medalha de ouro nas olimpíadas) e Thiago Heleno (que não atua na altitude). O esquema tático passou de três para dois zagueiros. No ataque, para surpresa de muitos, Vitinho foi a novidade (já que está negociando sua transferência para o Bordeaux, da França).

Os desfalques foram Babi (cirurgia no joelho) e Lucas Halter (lesão no pé).

Confira como foi o jogo:

1º Tempo

O Furacão começou a partida na garganta da LDU. Bissoli – com menos de um minuto, em arremate de fora da área -, Thiago Heleno – aos dois minutos, em cabeçada perigosíssima defendida pelo goleiro – e Vitinho – ao três, em chute de longe – criaram boas chances para balançar a rede.

Mas quem abriu o marcador foi a LDU. No primeiro ataque equatoriano, aos 10 minutos, Perlaza fez o cruzamento pela direita, Amarilla antecipou Marcinho e cabeceou sem chances para Santos. Com o tento sofrido, o Athletico necessitava vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para avançar de fase.

Perlaza, aos 24, recebeu passe, cruzou e Cruz mandou de cabeça. A bola passou por cima, com perigo.

EMPATE! No minuto posterior, Christian limpou a marcação, arriscou de fora na área e igualou o marcador. 1 a 1.

ILUMINADO! O Athletico aproveitou o bom momento e ficou em vantagem, aos 29. Nikão lançou Christian que – mais uma vez – ganhou dos zagueiros, passou por Guerra e tocou para as redes. Virada na Arena!

A pressão do time da casa se manteve. Terans e Bissoli criaram boas oportunidades de fazer o terceiro.

Mas quem marcou foi a LDU. Aos 42, Alcívar fez bom passe para Julio, livre. Dentro da área, ele abriu espaço e mandou forte chute, no ângulo, empatando novamente.

No fim da primeira etapa, Thiago Heleno ainda teve a chance de colocar o rubro-negro na frente do placar. Marcinho cobrou falta, o zagueiro cabeceou e a bola bateu no chão, subiu e encontrou Gabbarini que salvou.

2º Tempo

VOLTOU BROCANDO! Nikão esticou para Marcinho que cruzou e Terans cabeceou, de dentro da pequena área. O goleiro defendeu na primeira e no rebote… Bissoli, bem colocado, fez o terceiro. 3 a 2 Furacão, aos 16 minutos!

TEVE VAR, TEVE PÊNALTI PARA O FURACÃAAO! Aos 21 minutos, o árbitro – com auxílio do VAR – assinalou penalidade máxima, em puxão de Scotto em Christian. Bissoli disparou, no meio do gol, e Gabbarini pulou para o canto. Segundo do atacante, o quarto rubro-negro! Para classificar!

Aos 30 minutos, Cruz mandou na área e Thiago Heleno cortou. Na sequência, bola alçada na área e Santos segurou, firme.

Mais três minutos e Reasco arriscou de longe. A bola passou perigosamente por sobre a meta.

No lance seguinte, Nikão bateu forte, com efeito, pela direita. Gabbarini espalmou.

Aos 39, Ordóñez soltou um petardo – de longe – e Santos defendeu, em dois tempos. No minuto seguinte, após troca de passes, Cruz cortou para o meio e bateu para o gol, por cima – chance clara para LDU.

FURACÃO NAS SEMIS! VAMOS, FURACÃO!!!

Ficha técnica

Copa Sul-Americana – 19/08/2021 – Quartas de final

Athletico 4 X 2 LDU

Local: Arena da Baixada.

Horário: 19h15.

Árbitro: Eber Aquino (PAR).

Cartões amarelos: Paulo Autuori, Bissoli, Erick (CAP); Cruz, Scotto, Caicedo (LDU).

Cartões vermelhos: – .

Gols: Amarilla (10’ 1T), Christian (25’ 1T), Christian (29’ 1T), Julio (42’ 1T), Bissoli (16’ 2T), Bissoli (24’ 2T).

Athletico: Santos; Marcinho, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Richard (Erick), Christian (Cittadini) e Terans (Zé Ivaldo); Nikão, Vitinho (Canesin) e Bissoli (Kayzer). TC: António Oliveira.

LDU: Gabbarini; Perlaza (Mina), Guerra, Caicedo e Cruz; Piovi, Alcívar (Kaprof) e Scotto (Reasco); Julio, Zunino (Ordóñez) e Amarilla. TC: Pablo Marini.

Próximos confrontos

Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro volta a campo no dia 22/08, domingo, às 16h00, contra o Corinthians, na Baixada.

Pelo jogo de ida – válido pelas quartas de final da Copa do Brasil – o Athletico recebe o Santos no dia 25/08.

O Campeonato Paranaense será retomado no dia 01/09, quarta-feira. O Athletico disputará a vaga na final (contra o Londrina) em confronto com o Cascavel, às 15h20, na Arena, pelo jogo de ida.

Pela semifinal da Sulamericana, o adversário do Furacão será o Peñarol (URU). A partida de ida será no Uruguai (22/09) e a de volta acontecerá na Arena (29/09).

Saiba Mais



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…