25 set 2021 - 15h41

Daniel Cruz – Novo reforço do Furacão

Análise: Daniel Cruz

Aos 20 anos, o jovem atacante, é o novo reforço do Furacão, com contrato até 21-09-2025, Daniel Cruz ou Daniel Santos, como era conhecido nas categorias de base do tricolor baiano, é um dos principais destaques individuais da última safra.

O jogador chama atenção especialmente por sua força física, habilidade e verticalidade. Sempre objetivo, ele conduz a bola com qualidade e velocidade.

Dono de um pé direito calibrado, ele não hesita em finalizar: de perto ou de longa distância, com força ou colocado. Chama atenção a facilidade em finalizar com qualidade utilizando o “pé fraco”.

Mas não pensem que trata-se de um chuta-chuta. Ele também sabe servir. Principalmente em jogadas de fundo de campo, rolando ou cruzando a bola para o meio da área, para algum companheiro chegar finalizando.

Daniel, não é o perfil de ponta que fica preso nas beiradas do campo, pode jogar na extrema-direita ou esquerda, mas não é incomum ver o jogador centralizando as jogadas, e até mesmo eventualmente ocupando uma posição de falso 9, diferentemente da maioria dos jogadores de lado de campo, Cruz é forte e tem uma estrutura corporal avantajada, que permite brigar e entrar em divididas com zagueiros fortíssimos.

Quando a pressão do rival sobe, é comum vê-lo ajudando na marcação ou aberto, quase pisando na linha lateral, próximo ao meio campo, desafogando a saída de bola e gerando possibilidade de contra-ataque.

HEATMAP

O mapa de calor dá suporte à análise. Apesar do foco de suas ações ser nas laterais adversária, fica claro que ele não tem problemas em flutuar pelo campo.

Daniel Cruz (20 anos) em 2020, pelo Bahia:

🏟️ 30 jogos (22 de titular)
⚽️ 7 gols
🅰️ 2 assistências
🔑 11 passes decisivos
➡️ 48 finalizações (50% no gol)
🆚 Ganhou 52% das disputas de bola aérea
👟 Acertou 68% dos passes
👊 Sofreu 34 faltas
🟨 5 amarelos

Assuntos:


Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…