Todos os caminhos levam a Montevidéu
Falta um mês para os pouco mais de 1.500 km que separam a capital paranaense da uruguaia sejam trilhados por milhares de atleticanos. Quer seja por via terrestre com uma viagem de quase 24 horas ou aérea, variando entre 4 horas no voo mais curto com escala em Porto Alegre, até 12 horas dependendo da escala em Campinas ou Guarulhos em São Paulo todos os caminhos levarão a Montevidéu.
Não importa! Apesar da distância, a paixão e vontade de estar ao lado do Athletico em mais uma final continental não será obstáculo para quem pretende ver de perto a final da Copa Sul-americana 2021 diante do Red Bull Bragantino no dia 20 de novembro, um sábado.
A CIDADE E O ESTÁDIO DA FINAL
Montevidéu foi escolhida pela consultoria Mercer como a cidade de mais alta qualidade de vida na América do Sul em 2019. Fundada em 1724, a cidade tem cerca de 1,3 milhão de habitantes do total dos cerca de 3,6 milhão de uruguaios segundo último levantamento.
A moeda oficial desde 1993 é o Peso Uruguaio, cujo valor é cerca de 7,5 vezes menor que o Real, ou seja, com R$ 1 se compram $ 7,5 Pesos Uruguaios. Entretanto a inflação acumulada nos últimos meses no Brasil é de 9% e 7,3% no país vizinho.*
O Uruguai já aplicou 6,25 milhões de doses da vacina para combater a COVID-19 tendo cerca de 81% da população já totalmente vacinada. A partir de 1º de novembro, os estrangeiros que comprovarem ter esquema vacinal completo poderão entrar no país.**
O Estádio Centenário, onde o Furacão já jogou e venceu o Nacional por 1 x 3 na Libertadores de 2000, passou por uma ampla reforma para receber as finais da Sul-americana dia 20 e Libertadores da América dia 27 de novembro. Inaugurado para a primeira Copa do Mundo em 1930, foi sofrendo pequenas adaptações, mas agora houve uma verdadeira revolução no mitológico estádio onde a Celeste manda seus jogos.
Localizado no conjunto desportivo junto ao Parque Battle, fica distante cerca de 5 km da região central e portuária, a mais antiga da cidade (Ciudad Vieja).
De acordo com o site da Conmebol em matéria veiculada no dia 19 de outubro, a capacidade do estádio foi limitada em 50% , com carga de ingressos aproximada de 25% para cada clube, 25% para patrocinadores/convidados e os 25% restantes para o público local. O jogo terá início às 17h no horário local, que é o mesmo de Brasília.
A torcida atleticana ficou com o setor leste do estádio, denominado Amsterdam, onde ficam as Barras do Peñarol, eliminado pelo rubro-negro nas semifinais. Segundo a organização, os preços neste setor serão equivalentes a U$ 100 (cem dólares americanos), o que na cotação atual equivalem a R$ 567 aproximadamente. Para a final da Libertadores, na semana seguinte, os ingressos custarão o dobro. Mais informações sobre como adquirir os ingressos você pode conferir no site da Conmebol.
SERVIÇO
Confira algumas dicas muito úteis sobre Montevidéu no site Uruguai.net .
Clique aqui e saiba como estão as excursões para acompanhar o Athletico no Uruguai.
* fonte: portal globo.com