30 nov 2021 - 19h51

Fraco como mandante no Brasileirão, Athletico precisa de vitórias para manter-se na elite

A reta final do Campeonato Brasileiro não está sendo tão tranquila quanto poderia para o Furacão.

Após campanha atípica, onde teve um primeiro turno razoável e um segundo bastante abaixo do normal, o Athletico precisa concentrar esforços para vencer as próximas rodadas e livrar-se de vez do risco de descenso.

Com foco principal nas demais competições, como a Copa do Brasil e a Copa Sulamericana, o Athletico acabou poupando o time titular em boa parte do campeonato, o que acabou custando alguns pontos preciosos. O elenco reduzido e pouco qualificado também contribuiu para que o clube esteja nessa situação desconfortável.

Analisando a campanha como um todo, nota-se outro elemento incomum: o péssimo retrospecto como mandante. O que sempre foi tido como um trunfo da equipe atleticana, tornou-se aspecto negativo na temporada atual. Das 17 partidas disputadas na Arena, o Furacão venceu apenas 7 vezes, empatando 4 e perdendo 6 partidas, o que resulta num aproveitamento de 49%.

Para fins de comparação, em 2011, ano em que o Athletico acabou sendo rebaixado com 41 pontos, o time venceu 8 vezes e empatou 8, em 19 jogos em casa. Aproveitamento de 56%.

Até o momento, o Campeonato Brasileiro de 2021 notabiliza-se por conferir ao Athletico o pior desempenho como mandante de sua história. Fato que precisa ser revertido nas próximas rodadas.

A ausência da torcida em boa parte da temporada, devido às condições sanitárias, também colaborou para o baixo desempenho, mas longe de ser uma das razões preponderantes.

Obviamente que o cenário melhora com a presença do público e o Athletico deve se valer do apoio incondicional de seus torcedores nesse momento para conquistar os próximos resultados.

Cabe então à fanática torcida rubro-negra lotar o estádio dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 19 horas, na partida contra o Cuiabá, adversário direto do Athletico na briga contra o rebaixamento. Partida fundamental em que apenas a vitória interessa.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…