16 dez 2021 - 15h14

Um basta ao racismo

A Furacao.com, em nome de todos os seus colaboradores, vem a público manifestar o seu repúdio aos atos racistas cometidos por alguns torcedores na Arena da Baixada durante a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (15/12/2021), na partida contra o Atlético Mineiro.

É inconcebível que ainda hoje nos deparemos com manifestações criminosas que revelam ignorância e desrespeito ao próximo.

Lamentavelmente, a magnífica festa da torcida rubro-negra, marcada pela união e pelo apoio incondicional ao time, acabou manchada pela atitude de algumas pessoas.

Time atleticano em campanha contra o racismo em 2009 [foto: arquivo]

Essas manifestações não representam o pensamento e a conduta da imensa torcida atleticana. Certamente, não representam a integralidade dos colaboradores deste site.

Não podemos silenciar diante de atos que ofendem a mística do futebol – e, mais do que isso, configuram crime e uma prática incompatível com o atual estágio civilizatório.

É preciso uma manifestação contundente contra atos racistas. A torcida atleticana mostrou ao Brasil uma nova maneira de se relacionar com o seu clube do coração. Deu um espetáculo de incentivo e amor mesmo em um momento desportivo desfavorável, algo que já entrou para história do futebol brasileiro.

Nikão, um negro magnífico e ídolo da torcida [Foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

Agora, é preciso dar um passo além. Não se omitir nem fazer pouco caso diante dos episódios gravados em vídeo em que torcedores apontam a cor da pele e fazem imitações de cunho racista. Atos como os de ontem devem ser tratados com severidade e seus autores responsabilizados de maneira exemplar.

Nós, da Furacao.com, entendemos que não há espaço atos semelhantes na torcida atleticana, que sempre foi democrática e pluralista.

Torcida historicamente já reagiu contra o racismo [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

Esperamos que o Club Athletico Paranaense e e as autoridades competentes apurem os fatos e responsabilizem seus autores. Sugerimos publicamente ao clube que adote medidas concretas para combater atos racistas. O manifesto “Somos rubro e negros” é um primeiro passo e deve ser louvado.

Mas é preciso ir além. É possível estabelecer um canal de denúncias permanente para reprimir esses atos. Patrocinar campanhas e medidas que associem a torcida do Athletico ao combate ao racismo no futebol.

Institucionalmente, o Athletico foi brilhante ao proteger os dois irmãos que foram covardemente agredidos por estarem trajando camisas do Athletico. Esperamos um posicionamento efetivo nessa mesma linha. Mobilizar jogadores e funcionários para coibir essas práticas. E que o Furacão se torne uma referência no Brasil como clube que preserve as diferenças e o respeito ao próximo.

Também não basta que o clube se manifeste institucionalmente. Cada torcedor também tem de fazer a parte. Isso começa pelo repúdio de cada um e de todos a práticas desse tipo. Essa conduta deve ter imediatamente denunciada e objeto de reprovação. Não é cabível admitir esse tipo de ato a propósito de provocar os adversários. Nosso jeito de torcer é outro – e isso ficou claro pelo comportamento da maioria da torcida ontem.

A Baixada é de todos. Todo torcedor deve se sentir bem de frequentar o melhor estádio do Brasil.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…