30 mar 2022 - 18h47

Libertadores: Caracas é o primeiro adversário do Furacão na competição

O primeiro adversário do Athletico em mais uma Libertadores que se aproxima já sentiu na pele os ventos do Furacão.

Na próxima terça-feira (05/04) o rubro-negro estreia na Copa Libertadores da América 2022 diante do Caracas, da Venezuela, no Estádio Olímpico.

Apesar de não ser das equipes mais conhecidas no cenário sul-americano o torcedor atleticano lembra muito bem das duas vezes em que o Atletico enfrentou a equipe venezuelana.

Afinal ambos os confrontos foram em 2018, pela fase de oitavas de final da campanha do primeiro título da Sul-Americana do rubro-negro (ainda no antigo formato da competição).

E em ambas as oportunidades, o “El Paranaense” saiu vitorioso.

Histórico de confrontos

Caracas 0 x 2 Athletico Paranaense – Jogo de ida – 19/09/2018

O rubro-negro vinha embalado na competição. Tiago Nunes havia acabado de assumir o comando técnico do clube e a classificação em cima o Peñarol na fase anterior (com direito a goleada na partida no Uruguai) tornavam o Furacão favorito para o duelo.

No primeiro tempo da partida o Athletico exerceu sua superioridade, mas demorou para converter suas chances em gol. Foi só aos 41′ que o rubro-negro abriu o placar com gol de Raphael Veiga.

No segundo tempo o Athletico seguiu superior aos mandantes, até que chegou ao segundo gol, mais uma vez com Raphael Veiga, deixando o rubro-negro com a classificação bem encaminhada para o jogo de volta na Arena da Baixada.

Athletico Paranaense 2 x 1 Caracas – Jogo de volta – 03/10/2018

Na Arena da Baixada, o Furacão aproveitou a força da torcida e foi para cima do Caracas. Foram diversas chances de gol, mas apenas Marcelo Cirino conseguiu balançar as redes na primeira etapa.

No segundo tempo o Caracas voltou para o tudo ou nada e conseguiu o empate logo aos 3 minutos. Com o placar favorável do jogo de ida, o rubro-negro soube se defender e decidiu a classificação com Renan Lodi fechando o placar.

Momento do adversário

O Caracas é o maior campeão venezuelano com 12 títulos. Mas não passa por um bom momento no campeonato deste ano. A equipe ocupa a décima colocação, com apenas uma vitória em cinco jogos disputados.

Cidade e estádio

O primeiro jogo disputado entre as equipes nesta fase de grupos será na cidade de Caracas, capital da Venezuela.

A cidade conta com um pouco mais de 2 milhões de habitantes e fica a 900 metros de altitude. O que não proporciona nenhuma dificuldade em relação a jogos com grande altitude, já que Caracas fica um pouco mais abaixo do que Curitiba (934 metros) com relação ao nível do mar.

A equipe venezuelana manda seus jogos no Estádio Olímpico de La UCV (Universidad Central de Venezuela).

Não é um estádio onde haja grande pressão da torcida pois é em boa parte aberto e ainda possui uma pista de atletismo entre o campo e a arquibancada. Possui capacidade para 24.900 torcedores, além do futebol não ser um esporte assim tão popular naquele país.

Opinião

Para mim, é um dos duelos mais tranquilos do Furacão dentro do grupo. Precisa trazer os três pontos no primeiro jogo e largar bem na competição.

Previsão nos dois duelos: duas vitórias do Athletico.

O jogo de volta contra o Caracas é o último da fase de grupos e está previsto para ocorrer no dia 26 de maio, na Arena da Baixada.



Últimas Notícias

Opinião

Passo a passo

O mundo anda acelerado demais. Era um processo que já vínhamos passando mas parece que se acelerou no período pós pandemia, pois todo mundo parece…

Brasileiro

Empate com gosto amargo

Na última partida do domingo (18), Athletico e Cuiabá se enfrentaram pela 27ª rodada do Brasileirão no Joaquim Américo diante de pouco mais de 17…