30 mar 2022 - 23h59

Libertadores….estamos chegando!

O Athletico vai para a sua oitava disputa da Taça Libertadores da América em 2022, tentando romper o limite das oitavas-de-final, fase em que foi eliminado em suas três últimas participações, pelos argentinos River Plate e Boca Juniors em 2020 e 2019 respectivamente e pelo Santos na edição de 2017.

Nas oitavas o clube também ficou em sua primeira participação, quando perdeu nos pênaltis do Atlético Mineiro em 2000 tendo sua pior participação nos torneios de 2002 e 2014, quando pareceu com seu rival local e não passou da fase de grupos. Já a melhor campanha atleticana foi com o vice-campeonato de 2005 que teve o São Paulo como vencedor.

Lima fez 6 gols na Libertadores 2005 [foto: arquivo FURACAO.COM]
A COMPETIÇÃO

A maior e mais famosa competição interclubes do continente é disputada desde 1960 tendo como maiores vencedores o Independiente da Argentina com 7 títulos, seguido pelo Boca Juniors também argentino com 6 conquistas. São quatro os times brasileiros que foram tricampeões da competição: São Paulo, Grêmio, Santos e o atual bicampeão Palmeiras.

A CONMEBOL paga somente em premiação para o campeão o valor de U$ 25,1 milhões (equivalente a mais de R$ 120 milhões), fora as quantias somadas pelo avanço em cada etapa. O campeão disputa ainda o Mundial de Clubes.

Após as fases preliminares (pré Libertadores) as equipes foram divididas em 8 grupos com 4 times cada, avançando de fase os dois primeiros.

GRUPO DO FURACÃO

Pela primeira vez na história o Athletico foi cabeça de chave ficando no Grupo B. Ao seu lado três clubes que o Furacão já enfrentou em competições sul-americanas: O Libertad do Paraguai, Caracas da Venezuela e o The Strongest da Bolívia. Confira o local e as datas dos jogos do Furacão na primeira fase:

05 de abril (19h15) – CARACAS/VENEZUELA – Caracas x Athletico

14 de abril (19h) – CURITIBA – Athletico x The Strongest

26 de abril (19h15) – ASSUNCION/PARAGUAI – Libertad x Athletico

03 de maio (19h15) – LA PAZ/BOLIVIA – The Strongest x Athletico

18 de maio (19h) – CURITIBA – Athletico x Libertad

26 de maio (19h) – CURITIBA – Athletico x Caracas

El Comandante Lucho González venceu a Libertadores 2015 jogando no River Plate. Por que não vencê-la na Comissão Técnica agora? [foto: CONMEBOL.COM]
HISTÓRICO

O Athletico já fez 64 jogos pela Taça Libertadores da América tendo somado 29 vitórias, 10 empates e 25 derrotas. Marcou 91 e sofreu 87 gols. Suas maiores vitórias foram por 4 a 0 sobre o Jorge Wilstermann da Bolívia em 2019 e diante do Boca Juniors também naquele ano por 3 a 0. Fora de casa a melhor vitória foi diante do Alianza Lima no Peru por 0 a 3.

Quer saber mais dos adversários do Furacão na Libertadores? Aguarde……



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…