30 mar 2022 - 23h59

Libertadores….estamos chegando!

O Athletico vai para a sua oitava disputa da Taça Libertadores da América em 2022, tentando romper o limite das oitavas-de-final, fase em que foi eliminado em suas três últimas participações, pelos argentinos River Plate e Boca Juniors em 2020 e 2019 respectivamente e pelo Santos na edição de 2017.

Nas oitavas o clube também ficou em sua primeira participação, quando perdeu nos pênaltis do Atlético Mineiro em 2000 tendo sua pior participação nos torneios de 2002 e 2014, quando pareceu com seu rival local e não passou da fase de grupos. Já a melhor campanha atleticana foi com o vice-campeonato de 2005 que teve o São Paulo como vencedor.

Lima fez 6 gols na Libertadores 2005 [foto: arquivo FURACAO.COM]
A COMPETIÇÃO

A maior e mais famosa competição interclubes do continente é disputada desde 1960 tendo como maiores vencedores o Independiente da Argentina com 7 títulos, seguido pelo Boca Juniors também argentino com 6 conquistas. São quatro os times brasileiros que foram tricampeões da competição: São Paulo, Grêmio, Santos e o atual bicampeão Palmeiras.

A CONMEBOL paga somente em premiação para o campeão o valor de U$ 25,1 milhões (equivalente a mais de R$ 120 milhões), fora as quantias somadas pelo avanço em cada etapa. O campeão disputa ainda o Mundial de Clubes.

Após as fases preliminares (pré Libertadores) as equipes foram divididas em 8 grupos com 4 times cada, avançando de fase os dois primeiros.

GRUPO DO FURACÃO

Pela primeira vez na história o Athletico foi cabeça de chave ficando no Grupo B. Ao seu lado três clubes que o Furacão já enfrentou em competições sul-americanas: O Libertad do Paraguai, Caracas da Venezuela e o The Strongest da Bolívia. Confira o local e as datas dos jogos do Furacão na primeira fase:

05 de abril (19h15) – CARACAS/VENEZUELA – Caracas x Athletico

14 de abril (19h) – CURITIBA – Athletico x The Strongest

26 de abril (19h15) – ASSUNCION/PARAGUAI – Libertad x Athletico

03 de maio (19h15) – LA PAZ/BOLIVIA – The Strongest x Athletico

18 de maio (19h) – CURITIBA – Athletico x Libertad

26 de maio (19h) – CURITIBA – Athletico x Caracas

El Comandante Lucho González venceu a Libertadores 2015 jogando no River Plate. Por que não vencê-la na Comissão Técnica agora? [foto: CONMEBOL.COM]
HISTÓRICO

O Athletico já fez 64 jogos pela Taça Libertadores da América tendo somado 29 vitórias, 10 empates e 25 derrotas. Marcou 91 e sofreu 87 gols. Suas maiores vitórias foram por 4 a 0 sobre o Jorge Wilstermann da Bolívia em 2019 e diante do Boca Juniors também naquele ano por 3 a 0. Fora de casa a melhor vitória foi diante do Alianza Lima no Peru por 0 a 3.

Quer saber mais dos adversários do Furacão na Libertadores? Aguarde……



Últimas Notícias

Fala, Atleticano

O que já sabíamos!

“Já se sabe que foi um erro o que aconteceu, os amistosos não terem acontecido, e não ter disputado o Estadual porque a preparação ficou…