10 abr 2022 - 21h42

Alberto Valentim anuncia: “Estou me desligando do clube”

A notícia mais importante do dia da estreia do Campeonato Brasileiro 2002 veio depois do jogo contra o São Paulo – uma derrota por 4 a 0.

Na entrevista coletiva no Estádio do Morumbi, ao responder à segunda pergunta formulada pelos repórteres, o técnico Alberto Valentim anunciou aquilo que toda a torcida esperava: “Em comum acordo com a diretoria, estou me desligando do clube”.

Virar a chave

Ao responder que os jogadores precisavam rapidamente virar a chave para a próxima partida, Alberto explicou: “Estou citando só os jogadores porque, não me foi feita a pergunta ainda, mas de comum acordo com a diretoria eu estou me desligando do clube”.

Alberto elogiou o grupo, disse que os jogadores trabalham forte e que a derrota por 4 a 0 não vai abalar moral e fisicamente o time.

Pressão

O mau desempenho do time nos últimos jogos e os resultados negativos estavam pressionando Alberto. A torcida já vinha cobrando a demissão do treinador há vários dias.

Em resposta, o presidente Mario Celso Petraglia elogiou o trabalho de Alberto e chegou a discutir com um torcedor que criticou o treinador no amistoso contra o América.

“Eu entendo que a torcida fazia uma cobrança em cima de mim, mas eu entendo perfeitamente, porque os resultados não vem da forma que queriam. Eu só tenho gratidão”, admitiu o técnico.

Decisão e passagem pelo clube

O técnico explicou como foi tomada a decisão de sua saída e tratou da sua relação com o clube desde os tempos de atleta: “A gente conversou, o clube achou melhor que o trabalho fosse encerrado aqui. Tem de tomar muito cuidado com o que vocês colocam nos títulos das reportagens. Primeiro, um sentimento de tristeza. É sempre muito triste. Todos sabem da ligação que tenho com o Athletico, o amor que tenho pelo clube, relação desde 1996, mesmo sendo muito profissional, tenho uma vida a seguir, sou muito jovem, fica um sentimento de tristeza. Mas de muita gratidão. Eu falarei disso sempre. Eu falo muito pouco com os jogadores depois do jogo. Gosto de conversa com muita razão, não com emoção. Disse aos atletas, falei ao vice Mario Lara e falarei ao presidente Mario Celso Petraglia que o clube abriu as portas para mim quando eu mudei de carreira. Eu venho ao clube em 2012 e eu tinha um sonho de ser treinador do Athletico, e de ser campeão aqui. Triste hoje, mas com um sentimento de gratidão, ao presidente Mario Celso Petraglia, que a minha história com o clube é só com ele. Acabaram tirando ele no meu segundo ano quando saí da Itália, fizeram uma trairagem com ele”.

Aproveitamento

O aproveitamento de Alberto Valentim no comando técnico do Athletico é ruim. Foram 28 jogos, com 8 vitórias, 8 empates e 12 derrotas. O time marcou 26 gols e sofreu 37, tendo apenas 38% de aproveitamento dos pontos disputados.

Nessa passagem, conquistou a Copa Sul-Americana de 2021, ainda que dirigindo a equipe apenas em um jogo, justamente a final contra o Red Bull Bragantino.

Na sua saída, Alberto atribuiu os resultados negativos aos desfalques do elenco. “Os resultados não vieram, principalmente neste ano, pelo fato de eu não ter podido contar com todos os atletas do profissional, porque o regulamento do Campeonato Paranaense eu tive de jogar muitos jogadores dos aspirantes”, justificou.

Time pode render mais

Visivelmente abatido, Alberto apostou no sucesso do Athletico na temporada e disse apostar que o novo técnico vai conduzir o Furacão a bons resultados: “Tenho certeza absoluta que quem chegar, implementando a sua metodologia, vai fazer um grande ano. Eu acredito porque foram ótimas contratações, o time está se reforçando, e tudo funciona muito bem, o clube dá toda estrutura”.

 



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…