25 abr 2022 - 4h02

Athletico reencontra o Libertad na Liberta: saiba mais sobre o adversário e o confronto

Na última rodada do turno da fase de grupos da Libertadores, o Athletico enfrenta nesta terça (26) o Libertad, do Paraguai, valendo a liderança isolada do Grupo B da competição. A partida ocorre às 19h15 e será transmitida apenas pela Conmebol TV.

Saiba um pouco mais do Libertad

Fundado em 1905 e sediado em Assunção, o Libertad é considerado um dos maiores clubes de futebol paraguaios e já venceu mais de 20 vezes o campeonato local, além de ter diversas participações em torneios internacionais. Na Libertadores, seu melhor resultado ocorreu em 2006, quando alcançou a 3ª posição.

Com seu tradicional uniforme branco e preto, o time também é conhecido por Repollero, apelido dado em alusão às abundantes plantações de repolho no bairro em que estavam sediados, ou Gumarelo, que sintetiza os sobrenomes das famílias italianas que viviam na região (Gummaressi e Nuzzarello).

Contando com uma das torcidas mais apaixonadas do país vizinho, o Libertad tem como grande rival o Cerro Porteño, que também disputa a Libertadores e atualmente ocupa a liderança do Grupo G, que conta ainda com o Olimpia, outro dos maiores clubes do Paraguai.

O estádio do Albinegro é o acanhado Nicolás Leoz (Tigo La Huerta), inaugurado em 2005 e com capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas. Mas na competição continental , o Libertad manda seus jogos no Defensores del Chaco, uma das mais tradicionais praças desportivas da América do Sul e casa da Seleção Paraguaia.

Campeão nacional (Apertura) em 2021, o Libertad vive boa fase e hoje lidera a mesma competição, com 29 pontos em 12 jogos. Na Libertadores, está à frente do Athletico no Grupo B pelos critérios de desempate. Nos últimos jogos, todos pelo Campeonato Paraguaio, foi goleado pelo arquirrival Cerro Porteño por 4 a 0; empatou com o Resistencia em 2 a 2 e; venceu o 12 de Octubre por 4 a 0.

A título de curiosidade, em 2021 o Gumarelo chegou à semifinal da Copa Sul-Americana e perdeu para o Bragantino, adversário derrotado pelo Athletico na grande decisão, disputada em Montevidéu, no Uruguai.

Histórico de confrontos

Athletico e Libertad já se enfrentaram duas vezes na fase de grupos da Libertadores 2005, e o Furacão venceu ambas.

Em 01/03/2005, na Baixada, o 1 a 0 magro garantiu a primeira vitória atleticana na competição:

Já no jogo de volta, em 20/04/2005, o Rubro-Negro fez 2 a 1 fora de casa e encaminhou a classificação:

Ingressos e transmissão

Como já dito, a partida será transmitida apenas pela Conmebol TV, disponível em aplicativo próprio e também nas principais redes de TV por assinatura. Importante lembrar que o jogo acontece no estádio Defensores del Chaco.

Para quem for a Assunção acompanhar de perto o Furacão, o clube paraguaio anunciou a venda de ingressos online pelo aplicativo MIENTRADAPY, disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS). As entradas também podem ser adquiridas nas bilheterias, ou no Shopping Villa Morra, mediante apresentação de documento de identidade.

No setor visitante (Graderías Norte), as entradas custam ₲ 50.000, ou aproximadamente R$ 35 na cotação atual. As vendas iniciaram no domingo (24) e vão até as 16h de segunda (25), nas bilheterias do Libertad, e até as 17h00 de terça (26), no Shopping Villa Mora (horário local).



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…