Pré-jogo – Palmeiras x Athletico, estatísticas e curiosidades
Depois de vencer o Libertad, na Arena da Baixada no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o Athletico volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 21h00 (de Brasília), o Furacão disputará a 15ª rodada do Brasileirão contra o Palmeiras. No Allianz Parque com transmissão do SporTV e Canal Premiere.
Esse será o 58° encontro (oficial) entre as duas equipes:
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
• 45x Campeonato Brasileiro Série A
• 08x Copa do Brasil
• 02x Recopa Sul-Americana
• 02x Robertão
HISTÓRICO GERAL:
• 11 vitórias (Athletico)
• 18 empates
• 28 derrotas
• 55 gols (Athletico)
• 79 gols (Palmeiras)
RECOPA SUL-AMERICANA 2022 – PRIMEIRO JOGO | ATHLETICO 2 X 2 PALMEIRAS
Athletico e Palmeiras ficaram no empate por 2 x 2 na noite do dia 23/02/2022, no primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana, em um jogo com reviravoltas até o último minuto. Foi em uma das suas primeiras chegadas ao ataque que o Furacão abriu o placar, aos 19 minutos. Escanteio para o Athletico, Abner cobrou, Pedro Henrique desviou e Terans fez o gol, infiltrando na segundo trave. O bandeira anulou. O VAR, porém, salvou o juiz: 1 x 0. Aos 28 minutos da primeira etapa também em um escanteio o Palmeiras empatou. Atuesta cobrou, a zaga desviou e Dudu tentou finalizar de primeira. O camisa 7, furou. A bola sobrou para Jailson, que rapidamente bateu de bico, e fez o gol do Palmeiras. Aos 30 minutos do segundo tempo quando o Palmeiras estava melhor na partida, o Athletico fez o segundo gol. Marlos, recebeu um passe de Rômulo no bico da grande área, cortou para o pé esquerdo e bateu com muita força e categoria no ângulo direito do goleiro Weverton, que nada pôde fazer. O placar já parecia decidido quando Marcinho cometeu pênalti em Wesley, aos 49 minutos do segundo tempo. Raphael Veiga, não perdoou. O meia bateu com precisão e empatou o jogo em 2 x 2, dando números finais a partida.
RECOPA SUL-AMERICANA 2022 – SEGUNDO JOGO | PALMEIRAS 2 x 0 ATHLETICO
Na finalíssima entre os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores de 2021. O time do técnico português, Abel Ferreira, venceu o Athletico por 2 x 0, no Allianz Parque, com gols de Zé Rafael e Danilo e, levantou a taça da Recopa Sul-Americana.
A ÚLTIMA VITÓRIA DO ATHLETICO SOBRE O PALMEIRAS
Foi na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. O Athletico optou por um jogo de transição – Escolha certa. Ainda no primeiro tempo, o Furacão balançou as redes com Ribamar, Éderson e Sidcley. A boa atuação foi reconhecida, ao final da primeira etapa os torcedores gritavam “olé”. Com um primeiro tempo excelente e, 3 x 0 no placar, o Athletico voltou para o segundo tempo apenas administrando o resultado. Ao final do jogo a torcida atleticana comemorou a classificação para a Copa Sul-Americana 2018 – Competição que o Athletico foi campeão.
CURIOSIDADE:
Em 2017, após o apito final na vitória por 3 x 0 do Athletico sobre o Palmeiras, a torcida rubro-negra continuou festejando com o 5° rebaixamento do rival Coritiba para a Série B. “E veeeem a Chapee”
“Enquanto os atleticanos estavam sorrindo, os coxas estavam chorando”
"E veeeeeem a Chapeeeee" – Jacir de Oliveira pic.twitter.com/qUQVuof8ab
— Michel Toti (@michel_totii) July 1, 2022