2 ago 2022 - 18h27

Placer, Estudiantes de La Plata

Quis o destino que justo no dia 04 de agosto, aniversário do clube argentino, Athletico e Estudiantes se encontrem para a primeira das duas partidas pelas quartas de final da Taça Libertadores da América 2022. O clube fundado em 1905 após uma dissidência do Gimnasia de la Plata, seu arquirrival, foi talvez o primeiro clube a se revestir de um espírito copeiro, enfrentando como uma batalha os chamados cinco grandes de Buenos Aires e os vencendo por diversas vezes ao longo da história.

Formado principalmente por jovens e tendo vinte de seus fundadores então estudantes universitários, logo foi identificado como o time de “Estudiantes” tendo assim uma fácil assimilação quanto a seu nome. As cores foram definidas somente em 1906, pois um dos fundadores era egresso da English High School, primeiro clube fundado na Argentina e que tinha as cores que representam até hoje os “pincharratas” como são conhecidos seus torcedores.

Aliás, o codinome que soava pejorativo no início logo foi assimilado. Pincharrata eram chamados os adeptos do clube que em sua maioria eram estudantes e uma boa parcela cursava medicina. Assim, pela grande dissecação de ratos nas aulas da faculdade, ficaram conhecidos como o time dos estudantes que ficavam pinçando ratos: “pincharratas”.

CLUBE E ESTÁDIO

O clube não tem somente o futebol em seus quadros, sendo destaque também no vôlei, handebol, basquete, hockey na grama (onde a Argentina é uma potência na categoria feminina), judô, boxe, natação, golfe, ginástica artística, tenis, tae kon do e levantamento de peso.

O Estudiantes manda seus jogos no Estádio Dr. Jorge Luis Hirschi, no centro de La Plata e foi totalmente reformado em 2008, sendo um estádio moderno com capacidade para pouco mais de 20 mil torcedores confortavelmente instalados.

PRINCIPAIS TÍTULOS E ÍDOLOS

A equipe venceu 6 campeonatos argentinos e 4 Libertadores da América, sendo 3 de forma consecutiva nos anos de 1968, 1969 e 1970. A outra conquista é mais recente, em 2009 quando venceu o Cruzeiro por 1 X 2 no Mineirão. Em 1969 venceu o Manchester United sagrando-se campeão do mundo.

O zagueiro campeão do mundo pela Argentina em 1986 José Luiz Brown e Raúl Madero, defensor da época de ouro no final dos anos 60 são ídolos eternos dos “pinchas”. O maestro Juan Ramon Veron “La Bruja” foi autor do gol do título mundial de 1969, jogou toda a vida no Estudiantes se aposentando aos 29 anos para cursar medicina, sendo considerado assim um autêntico “pincharrata”.

Seu filho, o craque Juan Sebatian Verón “La Brujita” iniciou também no Estudiantes, fez carreira na Europa, foi titular absoluto da Seleção Argentina por muitos anos e voltou ao clube para sagrar-se campeão da Libertadores em 2009, marcando seu nome e eternizando o da família na história do clube de La Plata.



Últimas Notícias

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…

Brasileiro

Roteiro repetido

Sem nenhuma inspiração e fazendo um sacrifício danado para tentar segurar um empate sem gols contra o Fluminense num Maracanã com mais de 36 mil…