12 out 2022 - 11h38

A primeira vitória

A primeira vitória do Athletico no Campeonato Brasileiro 2005 não poderia ter sabor melhor para a torcida.

O Furacão passou as primeiras dez rodadas sem vencer. Foram apenas três empates e com isso o time vice-campeão de 2004 amargava a lanterna da competição.

Jogando com o time reserva devido à decisão da Libertadores, o Athletico bateu o Coritiba por 1 a 0, na Arena da Baixada, e finalmente reagiu.

Aos 34min, Evandro recebeu passe do meia Rodriguinho, ganhou de Flávio na corrida e tocou na saída do goleiro Fernando Vizzotto.

Abre parênteses – curiosamente a última vitória do Athletico sem ser na Libertadores, havia sido contra o Coritiba. Na decisão do Paranaense, dia 17 de abril de 2005, o Furacão venceu no tempo normal por 1 a 0, gol do atacante Dênis Marques.

Como o Coxa havia ganhado o primeiro jogo da final, também por 1 a 0, a disputa foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o Athletico converteu as quatro cobranças, com Alan Bahia (sem paradinha), Fabrício, Maciel e Lima. O goleiro Diego não pegou nenhum pênalti, mas viu Capixaba e Nascimento errarem – Fecha parenteses.

[Treinador: Antônio Lopes – foto – reprodução]
A partida de 2005, também marcou o reencontro do técnico Antônio Lopes com sua ex-equipe. O delegado dirigiu o Coritiba por pouco mais de um ano e teve como ápice a conquista do Campeonato Paranaense 2004 em cima do próprio Athletico.

[Dagoberto – foto – reprodução]

Considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro na primeira década dos anos 2000. Após nove meses de tratamento, o atacante Dagoberto voltou aos gramados exatamente naquele domingo, o atacante entrou no segundo tempo no lugar do meia Fernandinho.

[Portal – Bola N@ Área]
O Brasileirão 2005 contava com 22 equipes, e mesmo após um péssimo início de competição, alcançando a primeira vitória apenas na décima primeira rodada, o Furacão terminou em sexto lugar com 61 pontos e o Coritiba rebaixado na décima nona colocação com 49 pontos.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…