8 nov 2022 - 21h07

Vamos, vamos, jogadores! Athletico só depende de si para retomar a busca pela Glória Eterna!

Vamos, vamos, jogadores! Queremos ganhar a Copa Libertadores!”

O início do mantra entoado pela torcida e repetido pelos jogadores rubro-negros ao longo da histórica campanha na Libertadores 2022 dá a tônica do que o Athletico precisa fazer para garantir uma vaga na fase de grupos da principal competição continental na próxima temporada: VAMOS, VAMOS, JOGADORES!”

Desde que eliminou o Palmeiras e garantiu vaga na final da edição deste ano, o Athletico não desempenhou bem no Campeonato Brasileiro. Nesse período, foram 11 jogos pelo certame nacional, com 3 empates, contra Avaí (fora), Cuiabá (casa) e Fortaleza (casa); 5 derrotas, para Santos (fora), Corinthians (fora), Bragantino (fora), Palmeiras (fora) e Internacional (fora); e apenas 3 vitórias, sobre Juventude (casa), Coritiba (casa) e Goiás (casa). O time vai precisar melhorar a performance caso queira garantir a permanência no G6 do Brasileirão e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2023.

Após a frustrante derrota para o Internacional no último sábado (5), o técnico Luiz Felipe Scolari destacou, em entrevista coletiva, a necessidade de “atingir mentalmente esse equipe para que eles superem essas dificuldades” e garantiu que, mesmo que com tempo exíguo, o time vai trabalhar para atingir o objetivo de somar 3 pontos diante do Atlético/GO nesta quarta (9) e chegar à última rodada em condições de garantir em casa a classificação. Para o treinador, o Furacão precisa “buscar o G6 como se fosse o nosso maior propósito de todo o ano”.

Felizmente, apesar do revés, os resultados da rodada novamente beneficiaram o Rubro-Negro e garantiram a permanência no G6. Com a derrota do Atlético/MG para o Botafogo, o Furacão segue em 6º, com 54 pontos: 2 a mais que América/MG e o próprio Galo e 3 pontos à frente do São Paulo. Botafogo e Fortaleza, com 50 e 49 pontos, respectivamente, são outros que têm chances mais remotas de tomar a posição do Athletico.

A matemática da classificação

Com apenas duas partidas restantes, o time de Felipão depende apenas de si para assegurar a vaga na fase de grupos da Libertadores 2023. O Furacão enfrenta o xará goianiense na quarta (9), fora de casa, e encerra a participação na temporada contra o Botafogo, no domingo (13), na Baixada. Se vencer as duas, o Athletico soma 6 pontos e garante matematicamente a classificação.

Também é possível obter a vaga direta para a fase de grupos somando 4 pontos nesses dois jogos. Nesse caso, o América/MG não pode vencer os seus dois compromissos, contra Palmeiras (fora) e Atlético/GO (em casa), pois, caso vença, ultrapassa o Rubro-Negro em número de vitórias e, provavelmente, também em saldo de gols. O Galo não consegue ultrapassar o Athletico nessa hipótese, pois chegaria aos mesmos 57 pontos do Furacão, mas com uma vitória a menos.

Uma hipótese menos provável, mas possível, é que o Furacão consiga garantir o G6 com uma rodada de antecedência. Caso América/MG, Atlético/MG e São Paulo não vençam seus confrontos na 37ª rodada, uma vitória sobre o Dragão confirma a vaga antecipada do Athletico.

Portanto, VAMOS, VAMOS, JOGADORES! O tempo de sonolência acabou. Agora é tudo ou nada!



Últimas Notícias

Brasileiro

Pesadelo ainda sem fim

Mesmo com mais um show da torcida atleticana dentro de casa, levando novamente mais de 40 mil pessoas ao Estádio Joaquim Américo, o rubro-negro voltou…