De virada, gurias perdem de goleada e estão fora da Supercopa!

Uma das oito equipes a disputar a Supercopa de Futebol Feminino, o Athletico enfrentou logo na estreia o Internacional, em partida eliminatória que aconteceu neste sábado (4). Depois de sair na frente logo aos 3′, com gol de Verônica, as gurias do Furacão não resistiram à pressão colorada e sofreram a virada ainda no primeiro tempo. No final, resultado elástico para o time gaúcho, que venceu por 5 a 1 e avançou para a semifinal do torneio.
Essa foi a primeira vez na história que o Rubro-Negro disputou a Supercopa, torneio disputado no estilo mata-mata com quatro equipes da Série A1 e outras quatro da Série A2. Este ano, além do Athletico, disputam a competição o Atlético/MG, Avaí/Kinderman, Ceará, Corinthians, Flamengo, Internacional e Real Brasília.
Importante lembrar que, depois de garantir o acesso à elite em 2022, o time feminino do Athletico teve perdas significativas para a temporada 2023, como a artilheira Milena, que estava desde o início do projeto e acabou saindo. Em contrapartida, recentemente o Rubro-Negro investiu num pacotão de 11 atletas que ainda estão em fase de adaptação ao clube.
Confira como foi a partida:
Alegria inicial que durou pouco
O jogo começou com posse total das Gurias Furacão, que em menos de cinco minutos conseguiram chegar três vezes com perigo ao gol colorado. Na sexta tentativa, após batida de escanteio, Verônica recebeu no segundo pau e, com tranquilidade, tocou a bola para o fundo das redes. Athletico 1 a 0.
Mas o ímpeto atleticano durou pouco. Depois de reclamarem de um pênalti não marcado a favor, as Gurias sofreram o empate logo depois.
O time do Athletico ainda tentou retomar as rédeas do jogo, mantendo a posse de bola e atacando até os 25′, mas sem efetividade. E como quem não faz… leva, na única oportunidade que o time gaúcho criou em vinte minutos de jogo, Belén Aquino tocou por cima da goleira Renatinha para virar o placar: Inter 2 a 1.
A partir de então, Internacional mostrou por que é o atual vice-campeão brasileiro. Controlando as ações ofensivas do Rubro-Negro, as coloradas aproveitaram outro escanteio para ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo, aos 37′.
Com gol relâmpago, Inter sacramenta a vitória no início da etapa final
Não deu tempo nem de acordar. O segundo tempo mal tinha começado e o Inter aumento a vantagem, marcando o quarto gol logo aos 2′ e mostrando as dificuldades que a equipe rubro-negra vai enfrentar neste ano na Série A1.
Aos 10′, Aquino driblou o time atleticano inteiro e ficou cara a cara com Renatinha, mas foi derrubada pela zagueira Nayara. Pênalti para o Colorado, convertido por Djani, que deu números finais à partida: 5 a 1 e um choque de realidade para as Gurias Furacão que, se não sofreram mais gols até o final da partida, também não conseguiram levar perigo ao Internacional que, administrando o jogo e se preservando fisicamente, cadenciaram a partida até o apito final.
Nem mesmo as mudanças promovidas na equipe pelo técnico Breno Basso foram capazes de alterar a dinâmica do jogo.
A goleada sofrida contra a equipe gaúcha deixou evidentes as diferenças técnicas, de elenco e de mentalidade necessárias para a disputa da Série A1. As Gurias Furacão vão precisar se superar nesta temporada para enfrentar adversárias bem mais qualificadas do que aquelas com que estavam acostumadas.
Ficha técnica:
Supercopa Feminina – 04/02/2023 – Fase Eliminatória
Internacional 5 x 1 Athletico
Local: Beira-Rio
Horário: 18h45
Gols: Verônica (CAP, 4′ do 1º); Roberta (INT, 5′ do 1º); Aquino (INT, 25′ do 1º e 2′ do 2º), Bruna (INT, 37′ do 1º) e Djeni (12′ do 2º)
Internacional: Gabi Barbieri; Roberta Schroeder (Analuyza), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Isabela Capelinha, Djeni, Paty Llanos (Tâmara) e Fany Gauto (Priscila); Belén Aquino (Mileninha) e Fabiola Sandoval (Berchon)
TC: Maurício Salgado
Athletico: Renatinha; Evellyn, Jajá, Nayara e Thaís Prado (Hilary Vergara); Paloma, Nathália (Duda Tosti), Rafinha (Giovanna) e Camila Pini; Verônica (Maiara) e Lilian (Joyce)
TC: Breno Basso