17 abr 2023 - 12h00

Especial Libertadores: conheça o Atlético Mineiro, adversário do Furacão nesta terça feira (18)

O xará mineiro é velho conhecido do Athletico. Vencedor de alguns títulos importantes nos últimos anos (entre eles o Brasileirão e a Copa do Brasil), os mineiros tiveram um time recheado de estrelas em alta e um futebol que enchia os olhos dos torcedores. Em 2023 as coisas não são exatamente assim, mas o Galo ainda é um adversário forte.

Sétimo colocado no Brasileirão em 2022, o Atlético Mineiro entrou na segunda fase da Copa Libertadores, conhecida popularmente como “pré-Libertadores”, e teve como primeiro adversário o Carabobo. Após empate em zero a zero na Venezuela, os mineiros garantiram vaga na terceira fase com uma vitória por 3×1 no Mineirão. Novamente com um empate na primeira partida (agora por 1×1) e nova vitória por 3×1 em casa, dessa vez contra o Milionários, da Colômbia, o Galo chegou à fase de grupos.

Na primeira fase do estadual, o Galo não teve problemas: foram seis vitórias e dois empates. Na semifinal, porém, a equipe tomou um susto, sofrendo derrota na primeira partida contra o Athletic, mas garantiu a vaga na final nos pênaltis e ergueu o troféu com duas vitórias contra o América (3×2 e 2 a 0).

Até a estreia contra o Libertad (derrota por 1×0 em casa), o técnico Coudet havia feito 15 partidas no comando da equipe, sendo ao todo 10 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (na ida da semifinal estadual, contra o Athletic). Depois disso, porém, o técnico chegou a balançar no cargo e a diretoria do Galo ofereceu um aditivo no contrato, buscando remover a multa rescisória, mas o argentino não assinou. Desde então foram três jogos, sendo duas vitórias (América-MG no estadual e Brasil de Pelotas na Copa do Brasil) e uma derrota (na estreia do Brasileirão, no último sábado, contra o Vasco).

Referências

A grande referência do Atlético Mineiro é Hulk, atacante de 36 anos, mas se engana quem pensa que ele é o único jogador com esse perfil na equipe. Réver e Jemerson, zagueiros com grande história no clube, também são líderes dentro de campo.

Além deles, o elenco está recheado de nomes conhecidos como os atacantes Alan Kardec, Paulinho e Vargas, e os meias Edenilson e Zaracho, além do volante Otávio, atleta da base do Furacão que teve destaque entre 2014 e 2017, antes de ser vendido ao Bordeaux, da França.

Clima de decisão?

Apesar do título invicto no estadual, o Furacão não está em lua de mel com a torcida. A primeira derrota veio contra o CRB na Copa do Brasil, em jogo fora de casa, e gerou várias críticas, especialmente ao técnico Paulo Turra. Por outro lado, a estreia no Brasileirão foi boa: vitória em casa contra o Goiás por 2 a zero.

Mesmo sendo apenas a segunda rodada da Copa Libertadores, já existe um clima de decisão. Isso porque o grupo é considerado forte e o Libertad um adversário perigoso. Uma possível vitória do Furacão sobre o Galo e uma vitória do Libertad sobre o Alianza Lima deixaria o Athletico em uma segunda colocação confortável, com 4 pontos, além de complicar a vida do rival brasileiro na disputa.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…