3 maio 2023 - 21h05

ESPECIAL LIBERTADORES: Saiba mais sobre o Libertad, adversário desta quinta

Na noite desta quinta-feira (4), o Athletico Paranaense entra em campo para enfrentar o Libertad no tradicional Estádio Defensores del Chaco na cidade da Assunção, capital do Paraguai, em confronto válido pela Copa Libertadores da América 2023.

Em suas 9 participações na maior competição da América do Sul, o Furacão encarou a equipe paraguaia em 6 ocasiões. Nessas partidas, sendo 4 delas na última temporada, foram quatro vitórias do Athletico, um empate e somente uma vitória do terceiro maior campeão nacional do Paraguai.

Porém, considerando a qualidade e a experiência dos atletas que compõem o elenco do Libertad, pontuar no Defensores del Chaco certamente não será uma tarefa simples para os comandados do técnico Paulo Turra.

Na atual temporada, os alvinegros lideram o Campeonato Paraguaio com 38 pontos conquistados em 15 partidas, sendo 12 vitórias, 2 empates e uma derrota, com 31 gols marcados e somente 8 sofridos em todo o período.

Desejado pelo Furacão em 2020, Alexander Barboza é o pilar do sistema defensivo dos albinegros – Foto: Libertad

No sistema defensivo, destaque para o experiente goleiro Martín Silva, com passagem de destaque pelo Vasco da Gama e que representou o Uruguai em 11 jogos internacionais, e o zagueiro argentino Alexander Barboza, competente nas participações com a bola e jogadas de bola aérea.

Quem ocupa a lateral-direita é o experiente Ivan Piris, com passagens por São Paulo, Roma e Sporting Lisboa e que entrou em campo pela seleção do Paraguai em 35 partidas  internacionais desde o ano de 2011.

Segundo informações da imprensa paraguaia, devem completar o sistema defensivo do treinador argentino Daniel Garnero o zagueiro Diego Viera e o lateral-esquerdo Nestor Giménez, ambos paraguaios.

Diego Gómez, aos 20 anos de idade é jogador da seleção do Paraguai e atrai a atenção de grandes clubes – Foto: ABC TV

No meio-de-campo, quem sustentação e equilíbrio ao setor são os paraguaios Álvaro Campuzzano e Diego Gómez, este último acumula presenças em dois confrontos internacionais pela seleção paraguaia aos seus 20 anos de idade.

Héctor Villalba, meia-direita que na atual temporada anotou 5 gols e concedeu 8 assistências em 16 partidas, é o grande destaque do setor e a principal elemento criativos dos albinegros comandados por Daniel Garnero.

Lucas Sanabria, meia-esquerda paraguaio de 23 anos, completará o setor se reunir condições física para entrar em campo. Em termos de posicionamento tático, o padrão do Libertad é ter quatro jogadores formando as suas duas primeiras linhas em 4-4-2 no estilo inglês.

Artilheiro por onde passou, Óscar Cardozo precisa ser vigiado de perto pela defesa do Athletico Paranaense – Foto: Libertad

Por fim, o ataque da equipe paraguaia é comandado pelo atacante Óscar “Taquara” Cardozo, artilheiro que marcou 172 gols em suas 6 temporadas defendendo o Benfica e que vestiu também as camisas de Tranbzonspor e Olympiacos durante seus 10 anos de carreira no futebol da Europa.

Quem completa a dupla de atacantes habitualmente é o experiente Lorenzo Melgarejo, camisa 10 dos albinegros que construiu carreira sólida em solos português e russo. No entanto, o atacante deve desfalcar o Libertad nesse enfrentamento e Alfie Oviedo será o substituto.

Em um primeiro momento, é fundamental vigiar o perigosíssimo Óscar Cardozo, que acumula 10 tentos e 3 assistências em 15 partidas na atual temporada. Por outro lado, a ausência de Melgarejo é positiva, uma vez que Oviedo não possui a qualidade e a experiência do camisa 10 paraguaio.

E nunca é demais estar atento ao veterano atacante paraguaio Roque Santa Cruz, que aos 42 de anos de idade ainda pode mostrar lampejos do talento que permitiu que o atacante vestisse a camisa do gigante Bayern de Munique por 7 temporadas entre 1999 e 2007.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…