5 maio 2023 - 0h59

Furacão vence o Libertad e segue líder!

Na noite desta quinta-feira (4), o Athletico enfrentou o Libertad, em Asunción, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores, tentando manter a liderança do Grupo G. Com mudanças há muito pedidas na equipe titular, o time de Paulo Turra entrou em campo com uma formação diferente da que vinha utilizando nos últimos jogos. E o resultado veio, mas com emoção e sofrimento. Depois de uma falha bizarra de Bento logo no início da partida, o Rubro-Negro precisou correr atrás do placar e conseguiu a virada somente no segundo tempo. A vitória veio com gols de Rômulo e Alex Santana e, com o 2 a 1, o Furacão se manteve na liderança isolada para alegria da torcida e do aniversariante do dia: o ídolo Fernandinho.

Quarteto fantástico! Fantástico?

Depois de muita teimosia, o técnico Paulo Turra finalmente deu o braço a torcer e escalou os quatro jogadores que mais renderam no setor ofensivo até então na temporada: Vitor Bueno, Terans, Pablo e Vitor Roque foram titulares. Apesar disso, quando se olhava para o posicionamento dos atletas em campo, pouca coisa fazia sentido. Terans e Pablo nas pontas, mais cobrindo os laterais do que atacando; Vitor Bueno fazendo dupla de ataque com um pouco inspirado Vitor Roque. O Athletico entrou perdido no primeiro tempo e a situação piorou quando Bento, aos 9′, falhou. Ele, que sempre salva, desta vez saiu jogando errado e entregou a bola nos pés do adversário que, contando com um mau posicionamento defensivo do Rubro-Negro, abriu o placar com Óscar Cardozo.

O Furacão sentiu o gol e jogou muito mal na primeira etapa. Aos 11′, por pouco não sofreu o segundo em cabeceio do próprio Óscar Cardozo. E aos 14′ Diego Gómez arriscou da intermediária, levando perigo à meta atleticana, mas mandou para fora. A primeira oportunidade do Athletico surgiu apenas aos 24′, em falta próxima à área que Vitor Bueno cobrou muito mal. Já aos 32′, nova chance para o Libertad, quando Vallalba invadiu a área e tocou para Óscar Cardozo, livre, chutar por cima do gol.

Outra postura e virada na etapa final

Rendendo-se ao óbvio, Turra resolveu mexer no time já no início do segundo tempo ao invés de aguardar os insuportáveis 15′ de mesmice. Sendo assim, Pablo saiu para entrada de Thiago Andrade e Vitor Bueno foi sacado para o ingresso de Rômulo. Terans, deslocado para a – sua – meia cancha, voltou muito melhor e fez toda a diferença para o time conquistar a virada. Foi questão de tempo. E pouco tempo. Logo aos 6′, depois de cobrança de falta, Pedro Henrique ajeitou para Rômulo que, de cabeça, encobriu o goleiro adversário para igualar o marcador. Aos 12′, Terans fez boa jogada e tocou para Rômulo, que chutou para fora. Cinco minutos depois, novamente o uruguaio protagonizou boa jogada na área do Libertad e tocou para Thiago Andrade que tentou duas vezes, mas parou no goleiro Martín Silva.

Aos 20′, o gol da virada! Após cobrança de escanteio, Terans cruzou para a área e encontrou Alex Santana, que se antecipou à zaga e mandou para o fundo das redes: Furacão 2 a 1! Logo em seguida, aos 21′, novamente David Terans tocou para Rômulo que, mais uma vez, bateu para fora. A partir de então e especialmente após as mexidas de Turra, o Rubro-Negro deixou de jogar e passou a sofrer, de novo, a pressão do Libertad, que insistia principalmente com Enso González em busca do empate. O jovem atacante criou boas chances de gol aos 24′, em chute que passou rente à trave de Bento e aos 29′, quando o arqueiro rubro-negro defendeu seu chute com tranquilidade.

Depois disso, Paulo Turra optou por sacar Alex Santana e Terans, para entrada de Erick e Christian. O amontoado de volantes em campo não rendeu bons frutos, já que a equipe paraguaia passou a dominar ainda mais as ações e levou perigo até o final da partida. Aos 43′, Enso González tocou no canto de Bento e por pouco não marcou; aos 45′, Bento saiu muito mal do gol e entregou a bola nos pés do mesmo atacante que, no rebote, bateu nas mãos do goleiro rubro-negro. Aos 46′, o veterano Roque Santa Cruz recebeu livre dentro da área e cabeceou nas mãos do arqueiro atleticano e, aos 48′, Barboza chutou forte e Roque Santa Cruz desviou, mas Bento estava esperto e, no reflexo, segurou.

Convicção ou teimosia?

Se a partida não foi das melhores, contando inclusive com atuações bem abaixo da média de jogadores que costumam render muito pelo Athletico, o resultado – importantíssimo – veio. O Furacão chegou a 7 pontos em 3 jogos na Libertadores e, invicto, tem agora uma partida para fazer fora de casa e duas na Arena da Baixada. Poder-se-ia dizer, então, que a classificação está encaminhada. Mas… será?

O desempenho do time em campo deixa dúvidas porque, a bem da verdade, o time de Paulo Turra é uma incógnita. Parece às vezes preferir não jogar para depois correr atrás do resultado. E isso, numa competição tão disputada como a ora disputada, é perigoso. Sim, o Furacão empatou um jogo e venceu dois. E sofreu, bastante, em todos. A pergunta que fica é: por quê?

Turra parece saber que o time pode render mais. No sufoco, coloca cada peça no seu devido lugar e vê o desempenho melhorar, como ocorreu nesta quinta (4) na volta do intervalo e em tantas outras oportunidades ao longo da temporada que, ao contrário de muitas anteriores, começou cedo, com a equipe principal disputando o Estadual e tendo plenas condições de fazer tantos testes quantos fossem necessários. É tão difícil enxergar o óbvio?

Quando se obriga jogadores a desempenharem funções que não são suas; quando se abdica de jogar para tentar não perder; quando se adota cautela demais e coragem de menos, a história mostra que os resultados do Athletico tendem a ser ruins. Então: por que insistir?

Paulo Turra já vem sendo questionado há um bom tempo e, após a vitória – maiúscula pela importância, mas não pelo desempenho – foi duramente criticado nos mais diversos veículos de imprensa esportiva. Implicância? “Cornetagem”? Será? Talvez seja hora do treinador rubro-negro deixar de lado suas convicções pessoais (ou teimosia?) e se render ao óbvio. Elenco temos. Lideranças? Várias. Falta esse time jogar o que pode.

Sequência favorável

Com a vitória sobre o Libertad, o Atheltico se manteve na liderança isolada do Grupo G, com 7 pontos. Logo atrás está o Alianza Lima, com 4, seguido pelo Galo, com 3. O Libertad está na lanterna, com os mesmos 3 pontos, mas perde nos critérios de desempate para o Atlético/MG. Encerrado o “primeiro turno” da fase de grupos, o Furacão tem a vantagem de realizar os dois últimos jogos dentro de casa. Primeiro, enfrenta o Galo em Belo Horizonte, depois recebe o Libertad na Baixada e, por fim, encara o Alianza Lima na Baixada.

Pela Libertadores, o Furacão volta a campo no dia 23/05, contra o Galo, no Mineirão.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…