1 jun 2023 - 0h32

Bento defende duas penalidades (de novo) e Furacão elimina o Botafogo da Copa do Brasil

O Athletico venceu o bairro Botafogo nos pênaltis por 4 a 2, após perder no tempo normal por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, e está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil de 2023.

Apesar da classificação, o rubro-negro não fez uma boa partida mais uma vez e alcançou a marca de quatro derrotas seguidas na temporada.

O rubro-negro foi a campo mais uma vez com a trinca de volantes no meio de campo, com: Bento; Madson, Paulo Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Erick e Christian; Canobbio, Vitor Roque e Cuello.

Primeiro tempo

Naturalmente, e como em todas as outras oportunidades, o meio de campo com três volantes não teve o efeito esperado.

Se a esperança do torcedor era ver um meio de campo reforçado e bem fechado, o que se viu, mais uma vez, foi a equipe adversária rodar livremente a bola pelo meio. E também como em todos os outros jogos, o Athletico não criava nenhuma jogada, se livrava da bola e apostava unicamente em bolas longas nas pontas ofensivas, principalmente com Cuello.

Naturalmente, também, o primeiro gol do adversário não demorou a sair. E também mais uma vez, em uma sequência ridícula de erros defensivos.

Aos 17 minutos Madson se preocupa em segurar o jogador adversário ao invés de ir de encontro a bola. Ela chega até Júnior Santos que entra na área e passa por Pedro Henrique, que fica parado e ainda derruba Madson que tentava a recuperação. A bola chega ao pé do atacante Tiquinho Soares, que deixa Hugo Moura no chão e toca no canto, sem chances para o goleiro Bento.

O Athletico seguiu inoperante ofensivamente, mas equilibrou as ações e passou a sofrer menos investidas dos cariocas.

Tirando a falta batida por Cannobio aos 7 minutos, o Athletico só chegou ao ataque novamente aos 35 minutos da primeira etapa. Cuello ganhou do marcador na velocidade após lançamento e entrou na área, mas demorou para finalizar e foi cortado pela defesa adversária.

Segundo tempo

Provavelmente Paulo Turra viu algo de bom no primeiro tempo que o resto de nós mortais não vê, e voltou sem alterações para a segunda etapa.

O Botafogo seguiu superior e quase ampliou aos 17 minutos com Victor Sá, mas Bento fez bela defesa.

Os mandantes seguiam superiores e Turra só foi fazer as primeiras alterações aos 25 do segundo tempo (!). Alex Santana entrou no lugar de Christian e Thiago Andrade no lugar de Cuello, que fazia um bom jogo e saiu irritado chutando água no banco de reservas.

O Furacão equilibrou o jogo após as alterações e o Botafogo passou a apostar nos contra-ataques. Pedro Henrique tomou um amarelo ao parar um deles com falta aos 31 minutos.

O jogo seguiu equilibrado, e o Athletico ainda teve uma chance de empatar com Alex Santana já nos acréscimos, mas chutou tão longe que a bola saiu pela lateral.

Vitor Bueno e Terans entraram já que as penalidades pareciam inevitáveis, e pelo jeito até planejada pelo retranqueiro Paulo Turra.

Pênaltis

O Athletico divulgou sua lista de batedores com Thiago Heleno, Vitor Bueno, Terans, Alex Santana e Vitor Roque.

Mas graças a São Bento a joia atleticana nem precisou bater o seu.

Bento defendeu as duas primeiras cobranças do Botafogo, de Tiquinho Soares e Tchê Tchê, ambas no seu canto esquerdo.

Restou ao Athletico ser cirúrgico, pelo menos nas cobranças de pênaltis, e Alex Santana fez o gol da classificação.

A classificação as quartas de final do torneio garantiu 4,3 milhões de reais aos cofres do rubro-negro.

Próxima partida

O rubro-negro enfrenta mais uma vez o Botafogo, só que desta vez pelo campeonato brasileiro. O jogo será neste sábado (03) às 18h30, na Arena da Baixada. O rubro-negro deve ir a campo com uma equipe mista mais próxima da reserva do que da titular, já que no meio da semana que vem tem jogo decisivo pela Libertadores da América.

Pela Copa do Brasil, os jogos estão programados para as datas de 5 e 12 de julho. O adversário será definido em sorteio a ser realizado na próximo terça-feira, no dia 6 de junho.



Últimas Notícias