Falta de atenção custa dois pontos ao Furacão
Na bela e ensolarada manhã deste domingo (11), América e Athletico entraram no péssimo gramado do Mineirão em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão, a última antes da parada para os jogos da data Fifa. Numa rodada recheada de empates o Furacão chegou a estar vencendo por 2 X 0 mas, inexplicável e novamente, recuou demais, tomou gols bobos e cedeu empate para uma equipe na zona de rebaixamento.
Aliás, foi o primeiro empate do time na competição, empatando com o Flamengo nesse quesito. Preocupante foi o time ter sofrido novamente dois gols pelo nacional, a 3ª das últimas 5 partidas!
O JOGO
Com a já tradicional sonolência e apatia que caracteriza o time treinado por Paulo Turra, o rubro-negro começou o jogo preguiçoso e, mesmo com a escalação de teóricos quatro volantes, dava campo ao time mineiro que chegou com perigo e mandou uma bola no travessão do goleiro Bento aos 8´. No escanteio cedido após este lance, um raro contra ataque bem encaixado, com o lateral esquerda Fernando carregando com classe e cruzando na medida para o fenômeno Vitor Roque marcar seu 4º gol no campeonato.
Novamente o time recuava excessivamente, deixando um verdadeiro latifúndio onde a frágil, porém aguerrida equipe mineira trabalhava à vontade. Porém sem levar perigo efetivo ao gol de Bento, que defendia com facilidade os arremates dos mineiros.
SEGUNDO TEMPO
O treinador Vagner Mancini efetuou duas trocas no intervalo mas sofreu uma ducha de água fria logo no começo da segunda etapa. Em raro lance em que o Athletico de Turra trabalha e não rifa a bola, Hugo Moura cruzou certeiro para Christian cabecear no contrapé do goleiro mineiro. Depois do gol e até os 20´o Athletico criou 3 oportunidades claras e desperdiçou. O domínio era total e o time milagrosamente tinha a partida controlada.
Aos poucos porém o time mineiro se lançou desesperadamente ao ataque, o Furacão recua demais e vai dando campo ao adversário. O goleiro Bento passou a ser bombardeado e a saída de Vitor Roque para a entrada de Cuello fulminou qualquer possibilidade de armação de um bom contra ataque. Em mais um dos chutes dados contra a meta atleticana, a bola bate no braço de Canobbio e após consulta ao VAR o árbitro marca penalti que ele, o veterano Wellington Paulista, que pelo centésimo clube diferente marca gol no Athletico bate, Bento defende mas no rebote ele mesmo faz e diminui.
Como esperado, o treinador Turra recua ainda mais o time, coloca o zagueiro Matheus Felipe em campo armando um cinturão de 3 defensores, 3 volantes e os 2 alas recuados e toma pressão até que Danilo Avelar chega no ponto fraco do Athletico, sobe mais que a defesa e marca o gol do empate com o jogo já nos acréscimos.
O rubro-negro perdido em campo, novamente apático e sem nenhuma tática eficiente, ainda viu o clube mineiro puxar um contra ataque aos 55´da segunda etapa e num lance dois X dois chutar de fora para fácil defesa do goleiro Bento.
O Furacão, que nas palavras do treinador Paulo Turra parece mais do que conformado em fazer um nacional de meio de tabela somente, estacionou na 7ª colocação com 16 pontos, tem a 8ª pior defesa e se distanciou 8 pontos do líder Botafogo. Se tivesse capacidade de vencer o América, estaria com 18 pontos e dentro do G4.
O próximo compromisso do Athletico é novamente fora de casa diante do São Paulo somente dia 21 às 19h no Morumbi.