25 jun 2023 - 22h59

Um novo Athletico? Intenso, Furacão vence o Corinthians e sobe na tabela!

Com a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro praticamente encerrada – Vasco e Cuiabá se enfrentam nesta segunda (26) -, o Athletico ganhou duas posições na tabela e se aproximou dos primeiros colocados ao vencer o Corinthians, neste sábado (24), na recém rebatizada Ligga Arena. Agora com 19 pontos, o time ora comandado por Wesley Carvalho está a apenas 3 do G4 e, se não foi brilhante, mostrou muito mais atitude e vontade para derrotar o alvinegro paulista, por 1 a 0. Gol dele, de novo: Vitor Roque.

Com mais de 30 mil pessoas presentes na Baixada, o Rubro-Negro dominou amplamente o Corinthians, meteu 3 bolas na trave, teve gol anulado e mostrou que, dentro do Caldeirão, quem manda é o Furacão. Para os corintianos, sobrou comemorar o resultado magro e protestar contra ninguém menos que Mario Celso Petraglia, que ousou desafiar a mesmice e capitaneou a LFF contra a LIBRA, que pretende manter os privilégios para os de sempre.

Primeiro tempo do jeito que tem que ser: avassalador

O Rubro-Negro não tomou conhecimento do Corinthians no primeiro tempo. Jogando com a intensidade que todo torcedor deseja ver, o time de Wesley Carvalho pressionou o Timão desde o início. Logo no primeiro minuto, Vitor Roque tomou a bola na intermediária, puxou um contra-ataque e tocou para Canobbio, que errou. No rebote, Fernandinho escorregou na hora do arremate. Um minuto depois, o craque da 5 chutou de fora da área e levou perigo à meta de Cássio.

Aos 3′, Vitor Bueno arriscou o chute e acertou a trave corintiana, tirando o “uuuuhhhh” da galera. Logo em seguida, depois de cobrança de falta, Christian pegou a sobra e mandou para o gol, mas Cássio defendeu. Aos 5′, Erick aproveitou cruzamento e desviou para o gol, exigindo grande defesa do goleiro alvinegro.

E o jogo seguiu quase num ataque contra defesa, com o Furacão dominando e levando perigo ao gol adversário que, em contrapartida, não conseguia chegar à meta defendida por Bento. Ainda bem, pois, segundo ele próprio, a fumaceira armada atrás do gol o deixou “brisadão”:

Enquanto isso o Rubro-Negro atacou novamente aos 12′, com Vitor Roque; aos 17′, com Fernandinho, mas então o Corinthians conseguiu conter um pouco o ímpeto atleticano e o jogo ficou disputado na meia cancha. Até que, aos 35′, Erick inverteu o jogo para encontrar Khellven, dentro da área corintiana. O lateral escorou de cabeça para o meio e, também de cabeça, Vitor Roque desviou sutilmente a pelota e matou Cássio, que foi buscar no fundo das redes: Furacão 1 a 0!

O Athletico ainda chegou com Erick, aos 42′ e, aos 46′, Canobbio exigiu mais um milagre do arqueiro do Timão. Depois de receber a bola de Vitor Roque, o uruguaio – jogando pelo meio, como vinha pedindo – invadiu a área e bateu para o gol. A bola quicou e por pouco não enganou Cássio, que fez grande defesa para evitar mais um gol atleticano. Na cobrança de escanteio, já nos acréscimos, Vitor Roque testou, a bola bateu no travessão e desceu. A arbitragem marcou o gol, mas o VAR anulou: por milímetros, ela não entrou!

Ainda tentando ampliar, o Furacão chegou novamente aos 50′ com Erick. Em nova cobrança de escanteio, o volante cabeceou a bola que, por pouco, foi para fora. E, buscando o gol a todo instante durante toda a primeira etapa, como há muito não se via, o Athletico desceu para o vestiário sob muitos aplausos da torcida. Bento não chegou a sujar o uniforme e a crítica esportiva resumiu bem o ocorrido no primeiro tempo de jogo:

 


Furacão diminui o ritmo, mas mantém o domínio na segunda etapa

Já para o segundo tempo, o técnico Wesley Carvalho preferiu adotar uma postura mais cautelosa. Sem tanta intensidade, o Rubro-Negro passou a administrar a vantagem e buscar o erro do adversário para tentar ampliar o marcador. Enquanto o Corinthians se atirava ao ataque tentando o empate, o Athletico não corria grandes riscos e se fechava na marcação. O primeiro – e talvez único – susto sofrido pelo Furacão ocorreu aos 4′ quando, depois de um erro de saída de bola, Bento precisou sair da área e cometer falta em Yuri Alberto, evitando o avanço adversário. Na jogada, o arqueiro – já recuperado da “brisa” – recebeu o terceiro cartão amarelo e, com isso, desfalca o time na próxima rodada, contra o Palmeiras.

Aos 6′, depois de cobrança de escanteio pelo Corinthians e bate-rebate na área atleticana, Bento ficou com a bola e evitou o empate. Porém, aos 10′, Vitor Roque novamente assustou os alvinegros. O camisa 9 recebeu na entrada da área, livrou-se da marcação e bateu cruzado, mas Cássio outra vez fez boa defesa. No rebote, a bola ainda bateu no atacante antes de sair pela linha de fundo. Aos 13′, Canobbio arriscou o chute de fora da área, mas o goleiro corintiano defendeu com tranquilidade. Precisa fazer um leg press pra aumentar a força do chute, uruguaio!

Nova chance do Corinthians aconteceu aos 18, com Roger Guedes. O jogador recebeu na entrada da área, dominou, olhou… e isolou! Bola na arquibancada e Bento só observando. E assim a partida seguiu sem muitas emoções, pois o Rubro-Negro controlava o jogo e o Timão não levava perigo. Aos 27′, Yuri Alberto tentou uma bicicleta de dentro da área atleticana, mas, com o pneu furado, desperdiçou boa chance. Aos 42′, Christian fez linda jogada pela esquerda, meteu entre as pernas do defensor alvinegro e chutou para o gol, mas Cássio salvou mais uma.

E, aos 44′, a palhaçada começou. Torcedores do Corinthians acenderam sinalizadores na arquibancada e, sabe-se lá por que, estenderam uma faixa em protesto contra o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia:

A lamentável cena rendeu a suspensão do jogo por alguns minutos, até que a fumaça – a dos sinalizadores, não as dos “bugadores” – baixasse. Ao que parece, um trabalho bem feito incomoda os queridinhos da mídia, afinal. Dominado em campo, o Corinthians ainda viu Terans, que tinha acabado de entrar, meter mais uma bola na trave aos 52′ antes do jogo acabar. E se a equipe não foi brilhante, principalmente no segundo tempo, uma coisa é certa: sob o novo comando, o Furacão voltou a se impor dentro de casa e detonou o time do “pofexô”. Vamos por mais.

Como estamos?

O Athletico chegou aos 19 pontos no Campeonato Brasileiro e ocupa, agora, a 9ª posição: 3 pontos atrás do Palmeiras, que é o 4º; 4 pontos atrás do Grêmio – que massacrou o Coritiba por 5 a 1 – e é o 2º; e a 11 do líder Botafogo. Na próxima rodada, o Furacão enfrenta o alviverde paulista, na Ligga Arena, no domingo (2) tentando subir na tabela e recuperar pontos preciosos que deixou de conquistar em casa. Antes disso, porém, encara o Alianza Lima na terça (27), também na Baixada, tentando garantir o primeiro lugar do grupo na Libertadores.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…