Athletico perde no RJ, mas disputa ainda está em aberto!
Na última quarta (5), o Athletico enfrentou o Flamengo, no Rio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O placar foi de 2 a 1 para o time carioca, após o Furacão ter aberto o placar logo no início da partida, o que mantém a disputa em aberto para o jogo da volta, na próxima quarta-feira (12), em Curitiba.
Como já era de se esperar, o Furacão adotou uma postura reativa diante do poderio do adversário no Maracanã. Jogando com o uniforme azul (em alusão à 2ª conquista da Conmebol Sudamericana no Uruguai), o Athletico apostou nos contra-ataques para tentar repetir um Maracanazzo. E, de início, deu certo. Logo aos 6 minutos de partida, uma bola alçada para o ataque encontra a cabeça de Vitor Roque, que ganha no corpo de Erick Pulgar e rola para Agustín Canobbio adentrar a área e tocar à esquerda do goleiro do Flamengo: Athletico 1 a 0.
Com o gol propiciando vantagem parcial, o Athletico talvez tenha cometido o erro crucial da partida: deixou de jogar e esperou o Flamengo bombardear nossa defesa por longos 40 minutos finais do primeiro tempo, que ainda acabaria em 1 a 0 para os paranaenses.
O segundo tempo se inicia como terminou o primeiro. O CAP inteiro atrás da linha de meio campo, e o rubro-negro carioca pressionando pelo empate. Athletico terminou o jogo com menos de 30% de posse de bola.
E o empate não demorou. Em bola cruzada da direita, o lateral Madson se atrapalha bisonhamente e comete pênalti em De Arrascaeta. Aos 9´, Pedro bate e empata o jogo: 1 a 1.
O Furacão continua cedendo a bola e terreno ao Flamengo. E a virada ocorre aos 25´da segunda etapa. Bola cruzada da direita, Bento sai mal do gol, Bruno Henrique se antecipa a Fernandinho e decreta o gol da virada: 2 a 1.
O Athletico tenta reagir, mas é tarde. Fim de jogo.
Levamos a decisão para Curitiba, porém o Flamengo detém a vantagem de jogar por um empate na Ligga Arena. Vitória do Athletico por um gol de diferença leva a disputa aos pênaltis, e por 2 ou mais gols carimba o passaporte atleticano para a semifinal.
Hora de fazer a diferença na Arena da Baixada, onde espera-se um quórum de pelo menos 40.000 atleticanos pressionando o Flamengo pela vitória e classificação.
Nada está perdido!
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 1 ATHLETICO
Data do jogo: 5 de julho de 2023, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Público: 66.505 presentes (60.996 pagantes)
Renda: R$ 5.648.942,50
Competição: Copa do Brasil (quartas de final – jogo de ida)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)
Cartões amarelos: Pulgar, Wesley (Flamengo), Bento (Athletico-PR)
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas; Pulgar, Victor Hugo (Bruno Henrique, 20/2ºT), Gerson; Everton Ribeiro (Luiz Araújo, 32/2ºT), Arrascaeta (Thiago Maia, 41/2ºT), Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
Athletico: Bento, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Zé Ivaldo; Madson (Khellven, 14/2ºT), Erick (Cuello, 34/2ºT), Fernandinho, Lucas Esquivel; Canobbio (Léo Cittadini, 34/2ºT), Vitor Bueno (Christian, 15/2ºT), Vitor Roque (Thiago Andrade, 42/2ºT). Técnico: Wesley Carvalho
Próximos jogos do Athletico
Fortaleza x Athletico-PR, pelo Brasileirão, em Fortaleza – 9 de julho (domingo), às 18h30 (horário de Brasília).
Athletico-PR x Flamengo, pela Copa do Brasil (quartas de final – jogo de volta), em Curitiba – 12 de julho (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)