8 ago 2023 - 12h58

Noite de Copa!!! Todos os caminhos levam à Baixada…

É hoje! É vencer ou vencer!

Hoje, estreio aqui na Furacao.com uma participação semanal, intitulada “Toco y me voy”, pra debater com vcs alguns temas pertinentes ao nosso Rubro-Negro. Opinião independente, polêmica por vezes, mas que vem de encontro ao que o site produziu nos últimos quase 25 anos de existência.

Confesso que tinha preparado um outro tema para a minha coluna. Mas, depois de ler o incrível texto do amigo Murilo Dziecinny (https://furacao.com/2023/08/07/si-se-puede-4/), me senti totalmente contagiado pelo espírito da partida e decidi curtir este hype de Copa, e possivelmente de mais uma remontada histórica na Baixada.

Nosso Doc consegue como poucos reviver o atleticanismo presente em cada um de nós, em cada linha dos seus textos.

E é isso mesmo! O dia é diferente. O ambiente é diferente. É difícil até de trabalhar contando as horas para o jogo!

Moro longe. A quase 300km de distância do Joaquim Américo. E essa sensação de não estar aí, me consome. Mas meu espírito estará aí com cada um dos mais de 35 mil rubro-negros que se farão presentes à Arena da Baixada hoje. Torçam por mim!

Hoje é dia de lembrar do revés, mas com o viés de superá-lo. Tivemos em nossa história remontadas simplesmente épicas e que solidificaram a imagem do Club Athletico Paranaense como time copeiro e nos fizeram ser lembrados continente afora. Os 4 gols de Ziquita. Os 3×0 no Vitória com o mesmo placar desfavorável na ida (jogo do mosaico). Os 2×0 contra o Gremio na Copa do Brasil de 2019.

O Bolívar é mais fraco que estas equipes e venceu como sempre vence: cansando seus adversários na altitude.

O Athletico vem como franco favorito e com possibilidades totais de superar a diferença de dois gols. Os 68% de aproveitamento dentro da Baixada em Libertadores nos credenciam a isso.

E eu tenho uma fé, quase cega, quase como quem chama à realidade coisas que ainda não existem, de que isto VAI ACONTECER.

Então vá ao Caldeirão. Esqueça o jogo de ida. Tente não lembrar da bisonha escalação do Thiago Andrade na altura de La Paz. E se ele entrar em campo, apoie-o como se visse o Messi jogar com a nossa camisa.

Hoje não é dia de criticar o Wesley. Se alguma mudança tiver de ser feita, que seja na continuidade. Mande vibrações positivas ao professor. Peça à Deus que o ilumine desde a escalação até a última das cinco substituições.

Hoje é dia de apoiar. Hoje é dia de vestir a ganhadeira, de gritar a plenos pulmões até ficar rouco. De voltar abraçado com o colega atleticano, cantando dentro do busão com uma garrafa de vinho barato. De chegar “ressaqueado” na “firma” amanhã dizendo pro chefe que chegou atrasado porque o Furacão venceu. E se ele ainda for atleticano, vc estará perdoado!

Hoje é dia de trocar pessimismo por atleticanismo.

É fácil? Não… Não sei quantas odds em casas de apostas ou quantos percentuais temos favoráveis a uma vitória atleticana por mais de dois gols.

Mas sei de uma coisa: a Arena da Baixada, o Caldeirão do Diabo, faz qualquer remontada ser possível!

Enquanto escrevo isto, coço a cabeça, esfrego as mãos, e imagino um gol de Vitor Roque sendo comemorado em frente à Fanáticos.

Deus nos abençoe…

É HOJE!!!!

 



Últimas Notícias

Opinião

Vergonha em nível nacional

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…