21 ago 2023 - 23h14

Athletico sai na frente, mas cede empate no fim ao Goiás

O Athletico enfrentou o Goiás nesta segunda (21), na Serrinha, precisando da vitória para se manter na briga pelo G4. E o Rubro-Negro até começou bem a partida e saiu na frente ainda no primeiro tempo, com um golaço de Vitor Roque. Mas, na segunda etapa, o time de Wesley Carvalho desacelerou, o Esmeraldino igualou as ações, chegou ao empate e por pouco não virou o jogo. Com isso, o Furacão segue em 6º, com 32 pontos. O próximo adversário é o Fluminense, adversário direto na parte de cima da tabela e que ora ocupa a 4ª posição. Não vai ser moleza!

Furacão domina primeira etapa, mas perde muitas chances

O jogo começou agitado, com o Athletico buscando o ataque desde o início. Logo aos 5′, em cobrança de escanteio, Canobbio recebeu de Fernandinho e, de frente para o gol, mandou pra fora. Aos 8′, o uruguaio arriscou de fora da área e novamente chutou sem direção. E, aos 9′, um susto: Allano invadiu a área atleticana pela direita e Cacá intercepta, de carrinho, mas a arbitragem acusa o toque de mão. Pênalti marcado para o Goiás, mas anulado pelo VAR para alívio da torcida rubro-negra.

Nos minutos seguintes, o Goiás tentou esboçar uma reação. Aos 15′, Guilherme bateu falta colocada e Bento defendeu sem muita dificuldade. Já aos 18′, Canobbio arriscou outro chute e, desta vez, exigiu boa defesa de Tadeu, que mandou para escanteio. Aos 20′, o camisa 14 bateu cruzado da esquerda e Vitor Roque tentou completar para o gol, mas chegou um pouco atrasado.

Com quase 70% de posse de bola, o Rubro-Negro seguiu dominando as ações e levando perigo à meta adversária, mas faltava o gol. Aos 33′, Fernandinho chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e foi novamente para a linha de fundo e, aos 38′, Vitor Roque fez uma pintura. O atacante recebeu a bola na esquerda, limpou a marcação adversária na entrada da área e bateu para o gol, no ângulo de Tadeu. Golaço! Furacão 1 a 0.

O Goiás ainda tentou uma graça aos 46′, com Bruno Melo, que recebeu cruzamento em cobrança de falta e testou para fora. Logo em seguida, Fernandinho bateu de primeira e o goleiro fez mais uma boa defesa.

Malemolência que custou caro na etapa final

Apesar de sair na frente no placar, com um golaço de Vitor Roque, o time de Wesley Ferreira novamente cedeu o empate e desperdiçou a chance de ultrapassar o Fluminense, adversário direto por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Precisando de mais um gol para terminar a rodada no G4, o que se viu foi o Athletico diminuir o ímpeto na segunda etapa e permitir que o Goiás reagisse na partida, postura que vem se repetindo – e incomodando – nos últimos jogos.

Mesmo assim, aos 6′ o goleiro da equipe goiana precisou operar um milagre para evitar o que seria o segundo gol atleticano. Khellven recebeu de Cuello e chutou para o gol, mas Tadeu evitou o gol com o pé. No rebote, o arqueiro esmeraldino fez mais uma boa defesa para evitar a ampliação do placar. Mas foi só. Depois disso, o Goiás passou a ter mais posse de bola e o empate parecia questão de tempo, já que o Athletico abdicou de jogar. Aos 14′, em cobrança de escanteio, Bruno Melo novamente levou perigo e cabeceou para fora.

Nem mesmo a entrada de Zapelli que, inexplicavelmente, só foi colocado em campo aos 17′ da etapa final, melhorou o desempenho atleticano. Mesmo tentando, o argentino encontrou dificuldades na marcação do Goiás e também na pouca inspiração dos seus companheiros. Aos 26′, nova chegada perigosa do Goiás, quando Edu cabeceou rente à trave em outra cobrança de escanteio. E, aos 35′, não teve jeito: Alesson recebeu sozinho pela direita e, livre de marcação, bateu cruzado para o gol de Bento que, mesmo se esticando inteiro, não conseguiu alcançar a bola: 1 a 1.

Aos 40′, Pablo ainda tentou uma jogada individual pela esquerda, pedalou para cima do zagueiro e finalizou de direita, mas sem direção. E no minuto seguinte foi por pouco que o Esmeraldino não virou. Alesson recebeu cruzamento da direita e conseguiu o cabeceio. A bola ainda chegou a bater em Erick e levou muito perigo ao gol rubro-negro.

Precisa de mais!

Sem outras aspirações na temporada a não ser garantir uma vaga para disputar a Libertadores no ano do seu centenário, o Athletico tem adotado uma postura preocupante sob o comando de Wesley Carvalho. Como destacado pelo repórter Robson de Lazzari, da Rádio Transamérica, o Rubro-Negro saiu na frente em 7 dos últimos 8 jogos fora de casa e venceu apenas o Vasco, que vive grande crise e briga para não ser rebaixado. Muito pouco para um time que aspira as primeiras posições.

Além disso, algumas opções do treinador atleticano tem causado perplexidade, sobretudo nos momentos em que a equipe está dominando as partidas e, de repente, abre mão de buscar matar o jogo e impedir a reação adversária. É preciso mostrar mais em campo e, para isso, é necessário repensar o planejamento fora de campo.

Assuntos: | | | | | |


Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…