9 set 2023 - 12h00

Com Wesley Carvalho, vaga na Libertadores 2024 está em risco

Embora muito contestado pelos torcedores, Wesley Carvalho permanece no comando da equipe principal do Athletico Paranaense. Em 17 partidas, o profissional acumula 6 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.

Diante dos resultados acima, que representam um aproveitamento de cerca de 47% dos pontos disputados desde que o ex-auxiliar assumiu o cargo de técnico interino, seria possível projetar a campanha que o Furacão obterá no Campeonato Brasileiro ao final da 38ª rodada.

Nessas circunstâncias, presumindo-se a manutenção do aproveitamento atual, o treinador conquistaria 22 ou 23 dos últimos 48 pontos em disputa. Então, somando-se os 34 pontos anteriormente conquistados, o rubro-negro acumularia 57 pontos na tabela de classificação da competição.

Em termos comparativos, considerando a vaga na Copa Libertadores da América 2024 como sendo o grande objetivo e comparando a campanha da equipe com os resultados das últimas 5 edições do Brasileirão, pode-se entender se o Athletico está ou não em um bom caminho.

Em entrevista recente, Alexandre Mattos bancou a permanência de Wesley Carvalho no comando do Athletico Paranaense – Foto: Monique Vilela/Banda B

Nesse cenário, considerando a pontuação projetada de 57 pontos, o melhor resultado possível para o Furacão seria uma 5ª posição no Campeonato Brasileiro 2021. Em seguida, teríamos uma 6ª colocação no Campeonato Brasileiro 2019.

Diante desses números, desconsiderando-se as vagas ocasionalmente abertas por títulos conquistados por outros clubes, conquistar a tão sonhada vaga direta na próxima edição da Libertadores da América parece bastante improvável.

Nas edições de 2018 e 2022 do Brasileirão, os 57 pontos projetados renderiam ao Athletico Paranaense a 7º posição na tabela de classificação. Para concluir, na temporada 2020 a pontuação renderia ao Furacão uma 8ª colocação no Campeonato Brasileiro.

Em resumo, com esse desempenho e os resultados apresentados por Wesley Carvalho, em duas das últimas 5 temporadas o rubro-negro estaria classificado para a chamada ‘pré-Libertadores’ e nas demais para a Sudamericana.

Por outro lado, um possível título de um clube brasileiro na Libertadores da América e/ou na Sudamericana e um igualmente possível título do Flamengo na Copa do Brasil poderiam conduzir o Furacão à Libertadores da América 2024 em absolutamente todos esses cenários.

Entretanto, para um Athletico que realizou grandes investimentos e possui um elenco tecnicamente tão qualificado, ser dependente do sucesso de outras equipes para assegurar uma vaga na principal competição continental transmite a sensação de que está faltando muito futebol.



Últimas Notícias

Sul-Americana

O pulso, ainda pulsa.

Pela repescagem da Copa Sul-Americana, na Baixada, Athletico 2 x 1 Cerro Porteño. Precisando vencer para avançar de fase na competição, o Athletico adotou uma…

Brasileiro

Mais do mesmo

Pela rodada 18 do Brasileirão, em Bragança Paulista, Bragantino 1 x 0 Athletico. Em mais uma jornada com a horrenda camisa amarela, o Athletico precisava…

Sul-Americana

Tá ruim mas tá bom

Pela repescagem (ou playoff) da Sul-Americana, no Paraguai, Cerro Porteño 1 x 1 Athletico. No segundo jogo de Martin Varini no comando técnico do Athletico,…