ARTILHARIA DO CAMPEONATO BR-23
O Brasileirão costuma ter jogos emocionantes, disputas acirradas e bola na rede. Para alcançar grandes objetivos, ter um artilheiro em campo pode fazer toda a diferença.
E em 2023 a artilharia do Campeonato Brasileiro está acirrada. Tiquinho Soares, do Botafogo, lidera com 13 gols, mas Vitor Roque vem logo na sequência, com 11.
ARTILHEIROS:
1º – Tiquinho Soares – Botafogo – 13 gols
2º – Vitor Roque – Athletico – 11 gols
3º – Deyverson – Cuiabá – 9 gols
3º – Marcos Leonardo – Santos – 9 gols
3º – Paulinho – Atlético-MG – 9 gols
Ao longo da história dois jogadores foram artilheiros do certame nacional vestindo a camisa do Furacão: Washington em 2004 e Ederson em 2013.
Em 2004, no segundo ano de pontos corridos, o Athletico fez seu primeiro artilheiro do Brasileirão e também conquistou vaga no torneio mais importante da América do Sul. Na oportunidade, Washington marcou 34 gols – recorde da Série A até hoje. Naquela oportunidade, porém, cada clube realizou 46 jogos. O Furacão marcou 93 tentos na competição. Washington foi responsável por 36,5% dos gols. Com bom desempenho no sistema ofensivo, o Athletico ficou com o vice-campeonato nacional e garantiu presença na Libertadores.
VITOR ROQUE:
Até o momento o Athletico tem 35 gols no Brasileirão, 31,4% marcados por Vitor Roque, uma década após Ederson conquistar a artilharia da competição. Veremos outro jogador do Furacão terminar como goleador máximo, o campeonato mais importante do nosso país?