20 set 2023 - 18h00

ARTILHARIA DO CAMPEONATO BR-23

O Brasileirão costuma ter jogos emocionantes, disputas acirradas e bola na rede. Para alcançar grandes objetivos, ter um artilheiro em campo pode fazer toda a diferença.

E em 2023 a artilharia do Campeonato Brasileiro está acirrada. Tiquinho Soares, do Botafogo, lidera com 13 gols, mas Vitor Roque vem logo na sequência, com 11.

Vítor Roque Foto: FURACAO.COM/Joka Madruga

ARTILHEIROS:

1º – Tiquinho Soares – Botafogo – 13 gols

2º – Vitor Roque – Athletico – 11 gols

3º – Deyverson – Cuiabá – 9 gols

3º – Marcos Leonardo – Santos – 9 gols

3º – Paulinho – Atlético-MG – 9 gols

Ao longo da história dois jogadores foram artilheiros do certame nacional vestindo a camisa do Furacão: Washington em 2004 e Ederson em 2013.

Washington foi um dos destaques do Athletico em 2004

Em 2004, no segundo ano de pontos corridos, o Athletico fez seu primeiro artilheiro do Brasileirão e também conquistou vaga no torneio mais importante da América do Sul. Na oportunidade, Washington marcou 34 gols – recorde da Série A até hoje. Naquela oportunidade, porém, cada clube realizou 46 jogos. O Furacão marcou 93 tentos na competição. Washington foi responsável por 36,5% dos gols. Com bom desempenho no sistema ofensivo, o Athletico ficou com o vice-campeonato nacional e garantiu presença na Libertadores.

Ederson foi um dos destaques do Athletico em 2013 [foto: Julia Abdul-Hak]
Em 2013, Éderson foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro ao anotar 21 gols, 32,3% dos tentos do Rubro-Negro da Baixada naquela edição. Os gols de Éderson ajudaram o Furacão a conquistar uma vaga na Libertadores 2014 e a repetir um feito de nove anos antes.

VITOR ROQUE:

Até o momento o Athletico tem 35 gols no Brasileirão, 31,4% marcados por Vitor Roque, uma década após Ederson conquistar a artilharia da competição. Veremos outro jogador do Furacão terminar como goleador máximo, o campeonato mais importante do nosso país?



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…