7 out 2023 - 17h30

Luan Patrick evidencia falha do Furacão com as categorias de base

Na tarde deste domingo (8), o Athletico Paranaense recebe o Red Bull Bragantino na Ligga Arena às 18h30min em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

Emprestado pelo Furacão, o zagueiro Luan Patrick será desfalque para o técnico português Pedro Caixinha. Entretanto, a sua ausência na partida deste final de semana não será suficiente para esconder o fracasso do Athletico para desenvolver os seus jovens talentos.

Campeão mundial sub-17 e com passagem pela Seleção Brasileira sub-20, o zagueiro despertou interesse em alguns dentre os maiores clubes da Europa durante o seu período nas categorias de base, porém surpreendentemente recebeu pouquíssimas oportunidades na equipe principal.

Durante o Campeonato Paranaense 2022, formou um interessante trio de jovens zagueiros ao lado de Matheus Felipe e Lucas Fasson. Porém, o rubro-negro preferiu liberar Luan Patrick e Lucas Fasson e manter Matheus Felipe num experimento que sabidamente fracassou.

Em diversos momentos na atual temporada, Luan Patrick tem sido uma opção importante para o técnico Pedro Caixinha – Foto: Ari Ferreira/RB Bragantino

Em meio à segunda temporada emprestado ao Goiás pelo Athletico Paranaense, tendo anotado 6 gols em 2023 e sendo convocado recentemente para a Seleção Brasileira pré-olímpica, Lucas Halter reforça a impressão de subaproveitamento de alguns jovens pelo Furacão.

Evidentemente, não se deve ignorar o comportamento extracampo inadequado depois da lesão sofrida pelo defensor em 2020 e nem seus péssimos desempenhos posteriores. Entretanto, parece improvável que Halter tivesse um desempenho pior do que alguns defensores do atual elenco.

Não tenho nenhuma intenção de assegurar aos torcedores que as soluções para os problemas defensivos do Furacão estão nesses jogadores, talvez sim ou provavelmente não. Por outro lado, essa notória inaptidão para desenvolver alguns destaques da base também pode estar atrapalhando.

E para um Athletico que deseja se transformar no ‘maior formador de atletas do mundo’, como declarou o presidente Mario Celso Petraglia em entrevista ao jornalista Rodrigo Capelo publicada no portal GE.com, essa é a prova definitiva de que podemos fazer mais e melhor mesmo com os recursos financeiros que possuímos atualmente.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…