21 out 2023 - 16h45

Em defesa do General

Desde que o momento em que foi anunciado oficialmente como reforço do Athletico Paranaense, em 28 de Dezembro de 2015, Thiago Heleno escreveu seu nome em caixa alta e letras douradas na história gloriosa e quase centenária do Furacão.

Entretanto, o lendário defensor rubro-negro nunca foi tão questionado pelos torcedores. Seu desempenho tem deixado a desejar em algumas partidas, e sobram pedidos para que o General da Baixada deixe a equipe titular ou até seja dispensado pelo clube ao fim da temporada.

Nessas circunstâncias, em respeito à grandeza do camisa 44 na história do Athletico, é justo e necessário questionar se essa queda de rendimento recente do capitão não tem outros culpados além do próprio zagueiro.

Primeiramente, é fundamental esclarecer que – com os constantes avanços da medicina e preparação física esportiva, especialmente nas últimas décadas – os 35 anos de Thiago Heleno não determinam por si só o término de suas capacidades para a alta performance.

Em um segundo momento, é importante relembrar também que o baixíssimo nível técnico de alguns companheiros de defesa pode ter sobrecarregado o capitão e influenciado de modo negativo o seu desempenho nas últimas temporadas.

Finalmente, as constantes mudanças de comando técnico somadas à evidente incapacidade de alguns treinadores que passaram pelo Furacão certamente não colaboraram para que o General apresentasse a consistência que dele se espera.

Não tenho a pretensão de assegurar que Thiago Heleno retornará ao seu melhor nível nas circunstâncias ideias, pois o tempo é implacável e cedo ou tarde chega para todos, mas acredito ser justo conceder ao histórico defensor uma oportunidade de demonstrar o seu valor.

Se o desempenho do camisa 44 permanecer inconstante ao lado de bons companheiros e sob a direção de um bom técnico, estarei pronto para admitir que chegou o momento para a mudança. Enquanto isso não acontecer, as dúvidas me impedirão de chegar à essa conclusão.

Em todo e qualquer caso, o General da Baixada contará para sempre com o meu respeito, gratidão e admiração.



Últimas Notícias

Brasileirão A1

Até empatar!

Pela nona rodada do Brasileirão, na Baixada, Athletico 1 x 1 Anderson Daronco. Como já esperado, o jogo seria bastante brigado e equilibrado. O desequilíbrio…

Brasileirão A1

Pra espantar a zica

Pela oitava rodada do Brasileirão, na Baixada, Athletico 3 x 1 Criciúma. Precisando se recuperar das últimas péssimas atuações, o Athletico foi a campo pressionado.…