4 jan 2024 - 13h33

Juan Carlos Osorio: conheça o novo treinador do Furacão!

Juan Carlos Osório Arbeláez. Este é o nome do novo treinador do Club Athletico Paranaense, anunciado pelo site oficial do clube na noite de ontem.

Após várias negociações com treinadores estrangeiros e do mercado nacional, finalmente o Athletico define seu comandante para o Ano do Centenário. O renomado treinador colombiano de 62 anos assume o comando técnico do Furacão na próxima semana, coordenando o elenco que disputará Paranaense, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão em 2024.

O anúncio de um nome tão gabaritado como o de Osório, põe fim a um período frustrado de experiências com treinadores jovens e com pouca rodagem para um clube do porte do Athletico. Também encerra dois tabus: o de que somente Alexandre Mattos conseguiria trazer nomes importantes para o clube. E de que necessariamente precisaríamos de um Diretor Técnico acima da função do treinador de campo e que poderia assumir o campo a qualquer momento. Casos das duplas Autuori – António Oliveira e Felipão – Paulo Turra.

Pelas informações apuradas, Osório inclusive trará profissionais de sua confiança para compor o time técnico.

Ou seja, todas as condições propícias para um excelente trabalho no Rubro Negro.

 

A CARREIRA

Juan Carlos Osório é um ex-jogador. Carreira curta e de pouca relevância, atuou apenas 5 anos dentro dos gramados, pelo Deportivo Pereira (da Colômbia), fazendo parte da seleção Sub-20 do seu país nos anos 1980. Infelizmente, uma grave lesão de joelho encurtou sua breve carreira dentro das 4 linhas.

Passado este episódio, foi aos Estados Unidos estudar e formou-se em Ciências Físicas e de Rendimento Humano já em 1990, e assumiu como auxiliar técnico do Manchester City, reportando-se ao também ótimo treinador Kevin Keegan. Continuou estudando e recebeu a graduação máxima na função na Europa, formando-se na Holanda e realizando pós graduação pela Universidade de Liverpool.

Após a experiência de 5 anos como auxiliar no Man City, Osório retornou à sua terra natal, onde assumiu o tradicional Millonarios (de Bogotá) no ano de 2006 e levou o clube à quinta posição no campeonato nacional, qualificando-se para a Copa Sul-Americana em 2007.

Em 2007, transfere-se para o Chicago Fire da Major League Soccer (MLS), e leva o time às finais do campeonato, caindo na semifinal do torneio.

Em 2008, com o término do contrato, transfere-se para o New York Red Bulls, e conquista o título de Conferência, mas perdendo a final da MLS no mesmo ano. Juan Carlos ficaria nos NY Red Bulls até 2009.

Em 2010 assume o Once Caldas da Colômbia e conquista seu primeiro título Nacional. Neste ano, ainda vai muito bem na Libertadores da América, caindo nas quartas-de-final. Seu ótimo desempenho chama a atenção do rico futebol mexicano, e transfere-se ao Puebla. Desentende-se com a direção do time mexicano face ao pífio desempenho e sai da equipe ainda em 2011 com apenas 11 jogos disputados.

Posteriormente, o período de talvez maior sucesso na carreira, de 2012 a 2015, treinando o Atlético Nacional, de Medellín, onde no primeiro ano já consegue três títulos: o Campeonato Nacional, a Copa da Colômbia e a Supercopa do país.

Na sequencia, outra Copa da Colombia em 2013 e uma brilhante participação na Libertadores de 2014, com uma equipe que jogava de forma ofensiva e com um futebol bastante envolvente.

Este futebol, chama a atenção do São Paulo, que o contrata em 2015. Osório esteve no tricolor paulista de maio a outubro deste ano, onde deixa o SPFC para assumir a seleção mexicana. Em conversa com amigos periodistas que cobrem o tricolor paulista, o técnico colombiano deixou saudades por lá, apesar do aproveitamento de 51% em 28 jogos.

Depois disto, Osório treina o México de 2015 a 2018, participando do Mundial na Rússia.

Em 2018, assume a seleção Paraguaia e fica por apenas 5 meses, resignando ao cargo alegando problemas familiares.

Em 2019, volta ao Atlético Nacional, porém sem o mesmo brilho da passagem anterior, ficando até a metade de 2020.

Em 2021-2022, passa pelo América de Cali, porém sem nenhum feito relevante.

Antes de assumir o Athletico, a última passagem de Osório foi no egípcio Zamalek, um dos maiores clubes no país, onde ficou por 5 meses e não conquistou nenhum título.

 

ESTILO DE JOGO

Entusiasta do ótimo futebol, escritor e defensor de tese de jogo em sua publicação intitulada La Libreta de Osorio, Juan Carlos é declaradamente um fá de Marcelo El Loco Bielsa e de Pep Guardiola.

Admira o jogo posicional, e a maioria de suas equipes gosta de ter a bola no campo de ataque, atuando majoritariamente num 4-3-3. Muita construção de jogo, muita proposição, muita ofensividade.

Valoriza como poucos o trabalho dos “pontas”, ou “extremos” na linguagem de hoje. Prefere a linha de fundo do que o “facão”, usando os avançados com boa amplitude de jogo, e gosta de usar bons finalizadores na área para o score.

Diferentemente de outros treinadores recentes do Athletico, gosta de explorar ao máximo a característica dominante de cada atleta, e escalar a equipe ofensivamente com futebol fluído.

 

Ao que tudo indica, teremos um futebol vistoso no Furacão em 2024.

 

“Suerte” ao novo comandante.

Bienvenido, Osório!!!!

 



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…