16 jan 2024 - 16h48

Que venha o Centenário!!!

Quando tudo ainda era mato no Água Verde e na internet, surgiu o Club Athletico Paranaense, há um século atrás, paixão essa que nos move e leva a tantos estádios por toda essa América até os dias de hoje.

De repente, aquele time de bairro conquistou as primeiras taças, meio timidamente, até que em 1949 veio o Furacão de Caju, Jackson, Cireno e outros mitos. Mas logo vieram tempos difíceis.. Um jejum de títulos que por fim nos levou Jofre Cabral, em 1968, morrendo do coração, no Estádio VGD, em Londrina, com a mensagem que ainda hoje ecoa em nossa mente: “Não deixem nunca morrer o meu Atlético!”

Em 70, a quebra do jejum com uma máquina de craques: Djalma, Alfredo, Julio, Sicupira, Nilson! E mais 12 anos de jejum. Mas nesse interim, surge um santo: São Ziquita e seus quinze minutos de milagres em plena Baixada, empatando em 4 a 4, um jogo que aos 30 minutos da segunda estava perdido por 4 a 0. Prenúncio de novos tempos…

Quando o Casal 20 nos colocou no cenário nacional, com o bicampeonato e o excelente brasileiro de 1983, parecia surgir um lampejo, um novo norte que ainda ficou na espera… Nessa década ainda levamos mais duas taças para a Baixada, mas rastejávamos financeira e desportivamente.

Nos anos 90, a década da nossa revolução, Oséas e Paulo Rink assombraram o Brasil e começaram a nos consolidar nesse cenário, veio também a Arena e a primeira vaga para Libertadores. Daí pra frente ficou fácil torcer pro Athletico, títulos nacionais e internacionais, notoriedade, craques, pentacampeão do mundo no elenco, campeões olímpicos, CT, Nova Arena…

Assim, chegamos à véspera da estreia da temporada do Centenário! Que esse ano seja dos feitos do presente, honrando as glórias do passado e perpetuando o Athletico para o futuro!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…