22 mar 2024 - 12h29

Centenário: 2020 – Covid-19 e estádios vazios

O ano de 2020 começou com o Athletico tendo pela frente, mais um ano com diversos jogos e várias competições.

No estadual o Furacão “nadou de braçada”, e mais uma vez foi campeão, conquistando a taça pelo terceiro ano consecutivo, após vencer o Coritiba por 1 a 0 na Arena da Baixada, e por 2 a 1 no Couto Pereira, em uma virada nos acréscimos da segunda etapa com gols de Khellven e Nikão.

Furacão foi tricampeão diante do rival.

Libertadores da América: e um campeoníssimo pela frente

Em uma fase de grupos complicada, o Furacão só garantiu sua vaga pois conseguiu o que pouquíssimas equipes brasileiras conseguiram na história da Libertadores, ou seja, vencer uma equipe boliviana na altitude. O Furacão fechou a primeira fase da principal competição do continente, com 10 pontos e com um gol a menos de saldo que o Jorge Wilstermann, ficando assim na segunda posição do grupo.

Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Rubro-Negro frente a frente com o vice-campeão da Libertadores da América 2019, o River Plate da Argentina. Embora tenha feito uma bela partida no primeiro confronto na Arena, o Furacão não conseguiu levar uma vantagem para o segundo confronto e isso custou a vaga as quartas-de-final. No primeiro jogo na Arena da Baixada, o Athletico saiu na frente do marcador com Guilherme Bissolli mas não conseguiu segurar a vantagem e acabou cedendo o empate perto do apito final. Já no jogo da volta no Estádio Libertadores da América, partida que marcou a estreia do goleiro Bento como goleiro titular da meta athleticana, vitória para os “Milionários” do técnico Marcelo Gallardo por 1 a 0, e assim a equipe argentina eliminava o Athletico da Libertadores da América daquele ano.

Guilherme Bissoli marcou diante do River Plate.

Copa do Brasil e o Flamengo mais uma vez

Na Copa do Brasil o Rubro-Negro mais uma vez entrou nas oitavas-de-final, e logo de cara enfrentou a equipe carioca do Flamengo. No primeiro jogo na Arena da Baixada e outra por 3 a 2 no Maracanã, o Furacão foi eliminado de forma precoce da Copa Do Brasil daquele ano.

Walter voltou ao clube mas não rendeu como se esperava.

Brasileirão abaixo

Em um ano muito turbulento devido ao Covid 2019, o Athletico teve (como de costume) dificuldades também na questão treinadores. Iniciou a temporada com Dorival Júnior, que foi substituído pelo interino Eduardo Barros, e terminou a temporada com o diretor de futebol Paulo Autuori acumulando funções. O resultado no Brasileiro não poderia ser diferente, aquém do esperado e uma campanha muito abaixo terminando apenas na 9ª colocação e fora da disputa da Libertadores do ano seguinte. Os destaques individuais ficaram por conta dos atacantes Renato Kayzer e Carlos Eduardo, que anotaram 11 e 7 gols respectivamente dentro do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Renato Kayzer, independente da categoria, sempre vestiu a camisa com muita vontade.


Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…