23 mar 2024 - 15h32

Centenário: 2021 – O BI da Sulamericana

Devido as questões do surto mundial de Covid-19, a temporada 2020 acabou em fevereiro de 2021, e dois dias depois iniciou-se de fato a temporada 2021 com o Furacão iniciando a mesma com o certame estadual pela frente.

Após uma primeira fase tranquila, o Athletico avançou para as quartas-de-final do certame estadual, e após eliminar o Paraná Clube acabou sendo eliminado pelo FC Cascavel na semifinal, o que acabou culminando na demissão do técnico António Oliveira.

Após o desligamento do treinador português, Paulo Autuori mais uma vez assumiu o comando do Rubro-Negro para o restante da temporada.

Paulo Autuori voltou ao clube. Foto: FURACAO.COM/Joka Madruga

O vice-campeonato da Copa do Brasil

Entrando na terceira fase da Copa do Brasil, o Athletico teve pela frente a equipe do Avaí. Em confrontos apertados o Athletico empatou em 1 a 1 na Ressacada, venceu por 1 a 0 na Arena da Baixada e avançou as oitavas-de-final da copa confirmando seu favoritismo no confronto. Na fase seguinte o Furacão enfrentou a equipe do Atlético-GO e após dois jogos equilibrados acabou vencendo por um 2 a 1 e empatando por 2 a 2, eliminando assim os goianos e indo até as quartas-de-final da competição. Pelas quartas-de-final o Athletico teria pela frente o Santos, e para avançar até a semifinal da Copa do Brasil teria que quebrar um tabu de nunca ter vencido a equipe praiana na Vila Belmiro, em partidas válidas por competições nacionais. Após dois jogos dificílimos o Furacão venceu as duas partidas por 1 a 0, quebrou o tabu e avançou a próxima fase da copa.

Pela semifinal o Rubro-Negro teria outro Rubro-Negro pela frente, um velho conhecido de outras copas, o poderoso Flamengo. Jogando de forma impecável as duas partidas o Furacão empatou o primeiro jogo por 2 a 2 na Arena da Baixada, e aplicou um sonoro 3 a 0 no Maracanã lotado, avançando dessa forma a grande final da Copa do Brasil 2021.

Na grande final o Athletico não foi páreo para o Atlético Mineiro do técnico Cuca. Na primeira partida no Mineirão, os mineiros foram superiores durante todo o confronto e aplicaram um 4 a 0 que praticamente definiu o campeão da competição. Na partida da volta como não restava muito além da esperança e fé dos torcedores, coube aos mesmos realizarem uma festa que ficará marcada na memória do torcedor athleticano. Com mais de 35 mil torcedores nas arquibancadas, os athleticanos fizeram uma linda festa, e o confronto da volta acabou ficando em segundo plano. Nova vitória dos comandados de Alexis Stival por 2 a 1, e o vice-campeonato para o Athletico.

Torcida deu show mas o Galo venceu ambas as partidas finais. Foto: FURACAO.COM/Joka Madruga

 

O Bi da Sulamericana no Olímpico de Montevidéu

Embora tenha terminado a fase de grupos em primeiro lugar com cinco vitórias em seis jogos, o Furacão não teve um desempenho técnico satisfatório e apresentou muitas dificuldades contra adversários muito inferiores, e ao final da fase de grupos acumulou quatro vitórias com o placar apertado de 1 a 0. Exceção feita ao último jogo da primeira fase, quando venceu a equipe equatoriana do Aucas por 4 a 0.

Nas oitavas-de-final duas vitórias convincentes contra o América de Cali. Na primeira partida uma vitória por 1 a 0 no Hernán Ramírez Villegas gol de pênalti de Nikão, e na partida da volta na Arena da Baixada um 4 a 1 gols de Vitinho (duas vezes), Canesin e Nikão.

Pelas quartas-de-final o Furacão teve um confronto dificílimo contra a LDU de Quito (EQU), isso porque além de ter perdido o primeiro confronto por 1 a 0, o Furacão esteve em desvantagem no jogo da volta da Arena, e mesmo com tantas dificuldades venceu por 4 a 2 com dois gols do meia Christian e dois gols do centroavante Guilherme Bissoli, e dessa forma avançou a semifinal da competição.

Na semi-final o Rubro-Negro enfrentou um velho conhecido de competições sul-americanas, a equipe uruguaia do Penarol. Após dois jogos equilibrados o Athletico levou a melhor em ambas as partidas e confirmou seu bom retrospecto contra a equipe de Montevidéu. No primeiro jogo em Montevidéu vitória Rubro-Negra por 2 a 1 com gols do meia uruguaio David Terans e do atacante Pedro Rocha, e no segundo jogo em Curitiba nova vitória athleticana por 2 a 0 gols do meia Nikão e do atacante Pedro Rocha. E assim o Furacão avançava para a grande final da competição.

Nikão chuta forte para vencer o goleiro Dawson no primeiro gol do Athletico (Foto: JOKA MADRUGA)

Na grande final, o Furacão teve pela frente os paulistas do Red Bull Bragantino e um estádio Olímpico de Montevidéu que contou com a grande presença da torcida Rubro-Negra.

Em uma partida que ficou marcada por muita disputa, e muito equilíbrio coube ao ídolo Nikão sacramentar a vitória athleticana. Após bela jogada David Terans finalizou à meta da equipe paulista, e após o rebote do goleiro Cleiton, Nikão emendou um voleio maravilhoso e colocou o 1 a 0 no marcador. Era o gol suficiente para garantir o Bicampeonato da Sulamericana para o Athletico.

Torcida na Sul-Americana [foto: Alexandre Neto/Fotodojogo]
Brasileirão

Somadas as questões de Covid-19, calendário apertado, uma temporada começando praticamente dois dias após o término da outra, diversas competições e partidas simultaneamente, o campeonato brasileiro do Athletico foi uma lástima, e o clube correu riscos de rebaixamento até as últimas rodadas. Foi a pior campanha do Rubro-Negro na história dos pontos corridos com 20 equipes, junto com a de 2009 a qual o Furacão também ficou em 14º, e abaixo somente da campanha de 2011. Certamente foi uma campanha que não deixará saudades aos torcedores athleticanos.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…