7 jun 2024 - 16h30

Em amistoso, o treinador Cuca testou um novo esquema tático promissor

Luís Fernando Kormann dos Santos é um advogado e jornalista apaixonado por futebol e pelo Athletico. Cruyffista convicto, é autor do canal Palavra de Athleticano e colunista da Furacao.com.

Em amistoso na manhã desta sexta-feira (7), o Athletico Paranaense recebeu o União São João na Ligga Arena* e venceu a equipe paulista pelo placar de 3×0 com gols de Gonzalo Mastriani, Fernandinho e Lucas di Yorio.

Segundo as informações da jornalista Monique Vilela, o treinador Cuca modificou a estrutura da equipe e escalou o seu Furacão com Léo Linck; Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Mateo Gamarra; Leo Godoy, Fernandinho, Erick e Fernando; Bruno Zapelli; Nikão e Gonzalo Mastriani.

Depois de três derrotas consecutivas em seus 3 últimos confrontos, a mudança promovida pelo comandante pode ser o gatilho para a melhora no desempenho técnico do Athletico Paranaense dentro de campo e um momento ímpar na temporada do centenário do Furacão.

Primeiramente, quero registrar que – em abstrato – não sou um defensor de módulos de jogo com 3 zagueiros de ofício. Entretanto, parece evidente a equipe precisa de mudanças significativas para desestagnar o trabalho da comissão técnica encabeçada pelo aniversariante Cuca.

E para além da mudança pela mudança, há aspectos técnicos a destacar. Em primeiro lugar, contar um maior número de jogadores na primeira linha pode gerar uma superioridade numérica no momento da saída de bola e auxiliar na redução dos lançamentos longos partido dos defensores.

Durante a fase inicial de construção das jogadas, Erick e Fernandinho deverão se oferecer constantemente como apoio aos zagueiros, assim como Leonardo Godoy e Fernando. Por sinal, a liberdade que os alas receberão pode diminuir a dependência dos extremos para gerar amplitude.

Não tenho a intenção de fazer parecer simples. Como todo modelo de jogo, será necessário tempo e treinamento para que seja adequadamente implementado e aperfeiçoado. Porém, considero boas ideias e – se bem executadas – podem transformar positivamente o Furacão.

Não custa nada relembrar que o título histórico do Campeonato Brasileiro 2001 foi conquistado dessa maneira, não é?

*Atualizado às 18h32min, para corrigir a informação acerca do local do amistoso. Versão original afirmava que a partida aconteceu no CAT do Caju.



Últimas Notícias

Brasileiro

Pesadelo ainda sem fim

Mesmo com mais um show da torcida atleticana dentro de casa, levando novamente mais de 40 mil pessoas ao Estádio Joaquim Américo, o rubro-negro voltou…