7 jun 2024 - 16h30

Em amistoso, o treinador Cuca testou um novo esquema tático promissor

Luís Fernando Kormann dos Santos é um advogado e jornalista apaixonado por futebol e pelo Athletico. Cruyffista convicto, é autor do canal Palavra de Athleticano e colunista da Furacao.com.

Em amistoso na manhã desta sexta-feira (7), o Athletico Paranaense recebeu o União São João na Ligga Arena* e venceu a equipe paulista pelo placar de 3×0 com gols de Gonzalo Mastriani, Fernandinho e Lucas di Yorio.

Segundo as informações da jornalista Monique Vilela, o treinador Cuca modificou a estrutura da equipe e escalou o seu Furacão com Léo Linck; Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Mateo Gamarra; Leo Godoy, Fernandinho, Erick e Fernando; Bruno Zapelli; Nikão e Gonzalo Mastriani.

Depois de três derrotas consecutivas em seus 3 últimos confrontos, a mudança promovida pelo comandante pode ser o gatilho para a melhora no desempenho técnico do Athletico Paranaense dentro de campo e um momento ímpar na temporada do centenário do Furacão.

Primeiramente, quero registrar que – em abstrato – não sou um defensor de módulos de jogo com 3 zagueiros de ofício. Entretanto, parece evidente a equipe precisa de mudanças significativas para desestagnar o trabalho da comissão técnica encabeçada pelo aniversariante Cuca.

E para além da mudança pela mudança, há aspectos técnicos a destacar. Em primeiro lugar, contar um maior número de jogadores na primeira linha pode gerar uma superioridade numérica no momento da saída de bola e auxiliar na redução dos lançamentos longos partido dos defensores.

Durante a fase inicial de construção das jogadas, Erick e Fernandinho deverão se oferecer constantemente como apoio aos zagueiros, assim como Leonardo Godoy e Fernando. Por sinal, a liberdade que os alas receberão pode diminuir a dependência dos extremos para gerar amplitude.

Não tenho a intenção de fazer parecer simples. Como todo modelo de jogo, será necessário tempo e treinamento para que seja adequadamente implementado e aperfeiçoado. Porém, considero boas ideias e – se bem executadas – podem transformar positivamente o Furacão.

Não custa nada relembrar que o título histórico do Campeonato Brasileiro 2001 foi conquistado dessa maneira, não é?

*Atualizado às 18h32min, para corrigir a informação acerca do local do amistoso. Versão original afirmava que a partida aconteceu no CAT do Caju.



Últimas Notícias

Sul-Americana

O pulso, ainda pulsa.

Pela repescagem da Copa Sul-Americana, na Baixada, Athletico 2 x 1 Cerro Porteño. Precisando vencer para avançar de fase na competição, o Athletico adotou uma…

Brasileiro

Mais do mesmo

Pela rodada 18 do Brasileirão, em Bragança Paulista, Bragantino 1 x 0 Athletico. Em mais uma jornada com a horrenda camisa amarela, o Athletico precisava…

Sul-Americana

Tá ruim mas tá bom

Pela repescagem (ou playoff) da Sul-Americana, no Paraguai, Cerro Porteño 1 x 1 Athletico. No segundo jogo de Martin Varini no comando técnico do Athletico,…