O que esperar de Martín Varini no Athletico?
O Athletico anunciou o novo comandante da equipe para a sequência da temporada nesta semana. O jovem treinador uruguaio Martín Varini é o novo treinador da equipe principal.
Com apenas 32 anos de idade, Martín se tornou o técnico mais jovem a treinar uma equipe na série A do brasileirão desde o início dos pontos corridos.
Apesar de muito jovem, possui uma carreira bem movimentada.
Seu primeiro trabalho foi com as categorias de base do Defensor Sporting, do Uruguai, onde ficou entre 2016 e 2021. No mesmo ano mudou para o C.A. Rentistas, também do Uruguai. Inclusive foi o comandante da equipe durante a libertadores do mesmo ano.
Após deixar o Rentistas no final de 2021, se juntou a comissão técnica de Paulo Pezzolano no Cruzeiro, em 2022.
Em Minas Gerais, auxiliou no retorno do Cruzeiro a primeira divisão. Em 2023 foi junto com Pezzolano para o Real Valladolid, da Espanha, onde mais uma vez conseguiu o acesso para a primeira divisão.
Após isso decidiu voltar ao cargo de técnico principal no mesmo Defensor Sporting, onde tinha começado a carreira de técnico nas categorias de base. Em 2024 vinha com boa campanha. No primeiro turno do campeonato uruguaio a equipe ficou em terceiro, atrás apenas dos grandes Peñarol e Nacional.
Além disso, conquistou o título da Copa do Uruguai. O aproveitamento nesta passagem pela equipe uruguaia foi de 62,8%, com 14 vitórias, sete empates e cinco derrotas.
Para conhecer um pouco mais sobre o estilo de jogo de Varini, buscamos contato com alguns torcedores das equipes por quais ele já passou.
Para Andres Porcile, torcedor do Defensor, Varini é um técnico muito jovem e ainda deve evoluir muito na carreira, para um trabalho inicial, considera o estilo de jogo do uruguaio como “decente”. Apesar da boa campanha e o título da Copa Uruguaia, levou um tempo para conquistar o torcedor. Varini utilizou sim muitos jovens em sua passagem pelo Defensor, no entanto Andres não sabe dizer ao certo se isso é uma convicção do próprio treinador ou se isso veio do próprio clube, que costuma sim apostar muito em suas crias da casa. Andres finaliza ao ressaltar que apesar de arriscado por ser um treinador relativamente inexperiente, pode ser um bom investimento para o futuro do Athletico.
Já Marcelo Aguiar, torcedor do Cruzeiro, destacou as características bastante ofensivas da equipe de Minas, quando Varini foi auxiliar de Pezzolano, e inclusive esteve a frente da equipe em algumas oportunidades já que Pezzolano era expulso com uma certa frequência. Marcelo lembra que Pezzolano sempre falou muito bem de Varini e que em uma entrevista comentou que o uruguaio conhecia a equipe até melhor do que ele, já que ele tinha um contato muito próximo com os jogadores e que ambos demonstravam ser muito estudiosos. Ele acredita que Varini tem grandes chances de dar certo no rubro-negro, ele destaca que a equipe do Cruzeiro em 2022 era muito limitada e que mesmo assim eles conseguiram o acesso a primeira divisão. Com um elenco como o do Athletico ele tem boas chances de realizar um bom trabalho.
Eu particularmente tive a oportunidade de ver o trabalho de Martin Varini em campo. Em maio estive em Montevideu e fui assistir ao jogo do Defensor contra o Peñarol. Peñarol este que cinco dias antes eu também havia acompanhado, na vitória contra o Atlético-MG por 2 a 0 na Libertadores.
Este mesmo Peñarol foi o campeão do primeiro turno do campeonato uruguaio e praticamente não alterou a equipe para o duelo diante do Defensor.
Compacto e bem escalado, o Defensor de Varini bateu de frente com o líder do torneio e por pouco não saiu na frente do placar em duas oportunidades no primeiro tempo.
No segundo tempo tive a impressão de que a equipe mandante cansou, Varini ainda tentou algumas alterações, mas a equipe não conseguia mais se impor como na primeira etapa. O placar terminou 2 a 0 para o Peñarol, que se sagrou campeão do primeiro turno neste mesmo dia.
Apesar de mais uma aposta da nossa diretoria, acredito que o uruguaio terá boas chances de fazer um bom trabalho aqui no Athletico.
É um técnico jovem que gosta de atacar e de propor o jogo com a posse de bola, nossos pontas hoje são rápidos e isto deve favorecer bastante o estilo de jogo do uruguaio.
Agora nos resta acreditar, apoiar nosso novo treinador e torcer para que ele seja o fator preponderante para a mudança de chave que nosso clube precisa neste ano de centenário.
Martín Varini estreia no comando do Athletico amanhã (sábado) pelo jogo de volta da Copa do Brasil contra o Ypiranga-RS. A partida inicia às 18h e o rubro-negro precisa reverter a vantagem de 1 gol dos visitantes após a derrota sofrida no jogo de ida pelo placar de 2 a 1.