16 out 2024 - 12h05

Protestos e sequência dura. O Athletico cai?

Com o passar dos jogos do Athletico no campeonato Brasileiro, uma preocupação em comum entre os torcedores fica cada vez maior.

O “Furacão” corre risco de ser rebaixado no seu Centenário, assim como foi o coirmão Coritiba. Porém, apesar de alarmante, é uma situação que não está tão difícil de ser contida. À medida que a zona foi se aproximando, a posição do Athletico com relação ao assunto se alterou.

Há poucas semanas, “Não se falava de rebaixamento internamente” segundo Martín Varini. Mas, recentemente, a má fase também ligou um alerta dentro do Clube. Curiosamente, depois de uma cobrança mais séria partindo da TOF (Torcida Organizada Os Fanáticos), Paulo Autuori foi a público para uma coletiva. Com jornalistas “selecionados”, o diretor muito falou e quase nada de fato disse.

Com trinta e um pontos, em teoria, ao chegar aos 45 o Athletico está garantido na elite em 2025. Em teoria, porque o Brasileiro de 2024 segue muito disputado. Se está sendo assim na parte de cima, entre os primeiros clubes, nas proximidades e dentro da própria zona se encontra ainda mais. Além disso, há um caso exclusivo de time que foi rebaixado com 45 pontos: o Coritiba de 2009, já citado por aqui.

Protestos:

Foto: Monique Vilela/Twitter @monivilela

No último sábado (12), a torcida Os Fanáticos se dirigiu ao CT do Caju para protestar em razão da má fase que o time passa. Como o protesto foi previamente divulgado, o clube se precaveu, e a torcida se deparou com diversos carros da PM e seguranças por toda a parte.

Com os clássicos gritos de descontentamento já ouvidos no estádio na derrota pro Botafogo por 1×0, a torcida tentou ser ouvida, ou ao menos notada. Um torcedor subiu no muro próximo ao campo de treinamento e gritou para ser ouvido. Outro torcedor deixou a caveira da Fanáticos sobre o mesmo muro, como se estivesse “de olho” nos jogadores.

Após algumas horas de protestos, a torcida se retirou das imediações do CAT Caju com o grito de “Fora todo mundo! Diretoria e elenco vagabundo!”.

Porém, após protestos, o João, da bateria da Fanáticos, divulgou em seu Twitter que no jogo diante do Cruzeiro, no dia 26/10, a Baixada pode receber uma das maiores festas de sua história. Portanto, apoio não vai faltar.

Sequência:

O próximo adversário do Athletico é o Corinthians, adversário direto na briga contra o rebaixamento. O time paulista vem de uma crescente notável e é sempre difícil de ser batido na Neo Química. O jogo será lá, às 20h dessa quinta-feira (17).

Com dois jogos a menos, mais os nove que ainda disputa regularmente no Brasileirão, o Athletico enfrentará cinco dos onze times restantes dentro da Arena da Baixada. A Baixada, que já foi sinônimo de vitória pro Athletico, nesse ano parece ter perdido sua força.

Porém, o Athletico precisa de apenas 14 pontos para sobreviver. Se ganhar todos os jogos que tem em casa, fica. Se ganhar quatro e empatar dois, também. Desses jogos, ao menos três são contra times considerados “inferiores”: Vitória, Atlético-GO e Bragantino, que fazem campanhas muito abaixo.

Somadas essas possibilidades com eventuais pontos conquistados como visitante, já que é o quinto melhor time jogando fora de casa, a bomba vai sendo desarmada. Claro, em uma visão otimista e sabendo que, apesar da campanha abaixo em casa, sem ganhar há quatro meses (última vitória foi sobre o Criciúma, por 3×1, em 13 de junho), o Athletico ainda conta com o apoio de sua torcida, mais ainda nesse momento que é delicado para todo mundo.

 

 

 



Últimas Notícias