Maurício Barbieri chega ao Athletico; o que deve mudar?
O Athletico oficializou a contratação de Maurício Barbieri como novo treinador na noite desta segunda-feira (16), marcando uma mudança importante na filosofia do clube. Após anos apostando em técnicos no início de carreira, na busca de também ser um formador de técnicos, além de jogadores, o Furacão agora aposta em um profissional mais experiente e com acomodação na elite do futebol brasileiro. A decisão pode estar ligada à adaptação do clube aos desafios da Série B, em busca de maior segurança e resultados no curto prazo.
Além de Felipão e Cuca, o Athletico não tem um histórico recente de técnicos tradicionais do futebol brasileiro. Segundo a repórter Nadja Mauad, o treinador teve conversa direta com Mario Celso Petraglia, que ficou encarregado da escolha do nome para novo técnico.
Com passagem marcante pelo Red Bull Bragantino, Barbieri se destacou ao assumir o time em 2020, em um cenário semelhante ao que encontra no Athletico. Sob seu comando, o Bragantino saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão e, pouco mais de um ano, chegou à final da Copa Sulamericana, quando perdeu para o próprio Athletico, mas conquistou uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão. Porém, no terceiro ano de trabalho, perdeu jogadores importantes e foi eliminado de forma precoce da Copa do Brasil e Libertadores.
Como o Athletico vai virar a chave?
Além do comando técnico, o Athletico também vem modificando seu perfil de contratações, priorizando reforços mais experientes e prontos para atender às necessidades imediatas do elenco. A expectativa é que Barbieri traga estabilidade e uma nova dinâmica de trabalho, visando recolocar o clube na elite do futebol brasileiro e, rapidamente, retomar a competitividade.