Gramado da Ligga Arena chamou atenção por fibra de coco. Foto: Reproução/Twitter/@Monivilela
Gramado da Ligga Arena chamou atenção por fibra de coco. Foto: Reproução/Twitter/@Monivilela

HIPOCRISIA? Athletico-PR defende sintético e detona ‘verdadeiros gramados’ com ‘futebol impraticável’

O Athletico-PR se pronunciou oficialmente sobre a polêmica dos gramados artificiais e a campanha dos jogadores que são contra praticar o futebol nessa condição, na tarde desta quarta-feira (19). O clube colocou o embasamento científico e os dados que os embasam acima do movimento.

Kaique Rocha critica gramado sintético do Athletico-PR - Foto: Instagram/Kaique Rocha
Foto: Instagram/Kaique Rocha

Além disso, esportivamente, o Furacão diz visitar adversários que oferecem campos de jogos com gramados impraticáveis ao futebol e que oferecem riscos à segurança dos atletas.

Gramado sintético da Ligga Arena. Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Athletico-PR: Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Nota do Athletico-PR sobre o gramado sintético na íntegra:

Desde a tarde de ontem (18), o Athletico Paranaense tem acompanhado as repercussões sobre as postagens dos atletas que se posicionaram contra os gramados sintéticos.

O clube respeita a opinião destes atletas, mas acredita que a discussão deve ser mais abrangente e questionar a qualidade de todos os gramados do futebol brasileiro (naturais ou sintéticos). Constantemente, o Athletico visita adversários que oferecem campos de jogos com gramados impraticáveis ao futebol e que oferecem riscos à segurança dos atletas.

Em 2016, de maneira pioneira no Brasil, o Athletico optou pela alteração do gramado da Ligga Arena com o principal objetivo de propiciar o melhor campo de jogo aos atletas. O gramado sintético oferece muito mais estabilidade e homogeneidade durante o período da partida e ao longo das competições.

Desde a implementação do gramado sintético, os testes de qualidade para certificação do gramado são realizados por laboratório especializado, homologado pela FIFA. A certificação FIFA QUALITY PRO (o mais alto nível de certificação FIFA) foi concedida e renovada em todos os anos, sendo as exigências cada vez maiores.

Ainda, é importante ressaltar que não há estudos científicos que comprovem aumento de riscos de lesões em gramados sintéticos. Inclusive, o Athletico tem se destacado pelo baixo número de lesões comparado às outras equipes, de acordo com levantamento feito e divulgado anualmente pelo ge.globo.com.

Pelo exposto, o Athletico reforça o compromisso com a integridade e a segurança dos atletas, assim como reforça que continuará os esforços para garantir sempre as melhores condições de jogo a todos.

Afinal, se o objetivo é garantir sempre o melhor gramado possível para o jogo, a decisão – qualquer que seja – deve ser planejada e baseada em dados, estudos técnicos e viabilidade estrutural, e não apenas em resistência cultural ou opiniões individuais.

A nota oficial não foi assinada, mas é dada como um posicionamento do clube.

Athletico-PR já tentou manter um gramado natural na Arena - Foto: Divulgação/Athletico-PR
Athletico-PR já tentou manter um gramado natural na Arena – Foto: Divulgação/Athletico-PR