O zagueiro Léo Pelé, ex-Vasco, foi vítima de racismo no clássico ATHLEtiba deste sábado (25), no Couto Pereira, pela terceira rodada do Campeonato Paranaense. O caso ocorreu por volta dos 29 minutos do primeiro tempo, quando o jogador do Athletico-PR foi expulso e se dirigia para fora do campo de jogo.
![Athletiba terminou empatado sem gols. Leo Pele foi vítima de racismo no Athletiba. Foto: Raphael Brauhardt/ FPF
Foto: Raphael Brauhardt/ FPF](https://furacao.com/wp-content/uploads/2025/01/leo-pele-2-1-1024x576.jpg)
O racismo contra Leo
Em um vídeo, feito da arquibancada e divulgado nas redes sociais, é possível escutar a voz do homem – que estava na torcida do Coritiba – que proferiu os xingamentos racistas. O rosto dele, no entanto, não aparece nas imagens. A partida, que terminou empatada em 0 a 0, também contou uma confusão entre os jogadores após o apito final.
“Macaco não se cria no [estádio] Couto Pereira. Vai embora Léo Pelé, seu macaco. Seu preto, macaco do c******. Vai embora. Aqui não, seu macaco. Aqui não. Olha para cá, seu macaco, seu filho da p***”, diz o criminoso.
![Leo Pele foi vítima de racismo no Athletiba. Foto: Raphael Brauhardt/ FPF Foto: Raphael Brauhardt/ FPF](https://furacao.com/wp-content/uploads/2025/01/leo-pele-1-1024x576.jpg)
Léo e um segurança do Athletico foram até a Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) no Couto Pereira para fazer um boletim de ocorrência sobre o caso, mas o local já não tinha ninguém após o jogo. O B.O. deve ser registrado na segunda-feira.
Léo recebeu o cartão vermelho após envolver-se em uma lance polêmico com atacante Lucas Ronier. Ele já tinha recebido um cartão amarelo aos 11 minutos, em confusão com o centroavante Júnior Brumado na área athleticana.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.