“Não será fácil”: Athletico-PR passeará por ‘savanas’ e risco de zebras até chegar na 3ª fase da Copa do Brasil

Athletico-PR foi campeão em 2019 (Foto: Divulgação/Athletico)
Athletico-PR foi campeão em 2019 (Foto: Divulgação/Athletico)

Foi definido em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta sexta-feira (7), que o Athletico-PR vai enfrentar o Pouso Alegre-MG, entre a semana e 19 a 26 de fevereiro, em jogo da 1ª fase da Copa do Brasil de 2026. O Furacão é favorito a avançar, apesar de não haver mais vantagem do empate, mas o risco de zebra assombra a equipe até chegar numa eventual 3ª fase.

Troféu da Copa do Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Troféu da Copa do Brasil. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Em caso de classificação, o CAP terá pela frente Altos-PI ou Guarany-RS. Assim como o Pouso Alegre-MG, as equipes também disputam a Série D do Campeonato Brasileiro. A diferença é que, nesse caso, o clube paranaense não precisari viajar: o jogo seria na Ligga Arena, em Curitiba.

Desconhecidos do Athletico-PR

Todos os três times que estarão – ou podem entrar – no caminho são desconhecidos dos torcedores. Isso porque o Athletico-PR jamais enfrentou o trio anteriomente, o que aumenta o risco do time ser pego de “calças curtas”, como diz o jargão popular.

Athletico-PR reunido. Foto: Raphael Brauhardt/ FPF
Athletico-PR reunido. Foto: Raphael Brauhardt/ FPF

A primeira fase é disputada em jogo único, e há uma mudança em 2025. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. Até o ano passado, o visitante avançava quando havia igualdade no placar. Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase, quando haverá novo sorteio para a definição dos confrontos.