Já vi diretores do Atlético e de outros times pedindo o fim do estadual, falando que não é rentável; volta e meia vejo comentaristas esportivos falando contra este torneio. Bem, em primeiro lugar, sou atleticano e o campeonato que gosto é o que o meu time disputa, não me interessa o paulista, o carioca ou o espanhol e tem mais, no estadual meu time sempre é um dos favoritos.
Se existem problemas, temos que solucioná-los, nosso campeonato não é muito diferente dos que são mais badalados, aqui temos 3 times com chances de ser campeão, no gaúcho são 2, no mineiro são 2, no carioca são 4 e no paulista também 4. Acredito que o principal problema é a exclusividade com a transmissão na TV, a pesar da boa vontade da nossa RPC, ela não tem espaço para divulgar nosso campeonato, enquanto a Globo gasta um tempo enorme com o carioca e o paulista, a RPC fala rapidamente do estadual.
O basquete profissional americano entrou em crise, se não me engano na década de 80, eles reformularam, tiveram apoio das mídias e voltaram a ser um sucesso, acredito que aqui é ainda mais fácil, basta acabar com a exclusividade da RPC e vender cotas, por exemplo, 4 cotas, sendo que:
– A cota ouro daria direito a escolher primeiro o jogo que irá transmitir;
– A cota prata daria direito a escolher por segundo o jogo que irá transmitir;
– A cota cobre daria direito a escolher por terceiro o jogo que irá transmitir;
– A cota chumbo daria direito a escolher por quarto o jogo que irá transmitir.
Se as quatro cotas fossem vendidas por leilão para quatro redes distintas, (Rede Massa – SBT, RPC Globo, CNT, Independência Record ou Bandeirantes Paraná Band), provavelmente no início a arrecadação com a tv deva diminuir, principalmente com a PFC, mas a divulgação será enorme, o que acredito elevaria nosso estadual a outro patamar e no final isso acaba sendo melhor para todos inclusive a RPC que é detentora dos direitos.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.