Petraglia, presidente do Athletico-PR (Foto: Duda Matoso/athletico.com.br)
(Foto: Duda Matoso/athletico.com.br)

Athletico-PR perde moral com a CBF e recebe notícia ruim: “Caiu posições”

O Athletico-PR não teve motivos para comemorar nesta quarta-feira (24), após a divulgação do Ranking Nacional de Clubes da CBF. O Rubro-Negro perdeu posições na lista atualizada e caiu do sexto para o oitavo lugar, sendo ultrapassado por dois concorrentes diretos no cenário nacional.

(Foto: Roberto Souza/athletico.com.br)
(Foto: Roberto Souza/athletico.com.br)

O ranking leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições oficiais disputadas nos últimos cinco anos, com pesos diferentes para cada temporada. O ano mais recente tem peso cinco na pontuação, enquanto o mais antigo recebe peso um, o que acaba impactando diretamente equipes que tiveram queda de rendimento recente, como foi o caso do Furacão.

A posição de cada clube é utilizada pela CBF como critério para definição de vagas em competições, além de influenciar o valor de cotas pagas em torneios como a Copa do Brasil. O ranking também serve como base para a formação de potes em sorteios, podendo definir confrontos mais ou menos difíceis ao longo das competições nacionais.

2026 do Athletico-PR

Na próxima temporada, o Athletico-PR vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paranaense. Sob o comando de Odair Hellmann, o clube paranaense visa atingir os objetivos, sendo o principal, claro, a permanência na elite do futebol brasileiro.

Athletico-PR busca acesso contra América-MG (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)
(Foto: José Tramontin/athletico.com.br)