O Athletico-PR vai jogar a Série B de 2025, mas quando o assunto é Campeonato Brasileiro, não tem como esquecer a campanha do vice-campeonato de 2004. Se na tabela, o Furacão foi ultrapassado pelo Santos na penúltima rodada, na artilharia ninguém fez sombra a Washington.

Washington ‘reinou’ no Athletico-PR
O ‘Coração Valente’ marcou sozinho 34 dos 93 gols do CAP na competição. Ou seja, ele foi responsável por mais de um terço dos gols, enquanto todos os outros jogadores somados fizeram menos de 2/3. E mais: tudo isso em 38 jogos. No total, foram 46, mas ele perdeu oito por suspensão ou lesão.
Essa marca nunca mais foi alcançada no Campeonato Brasileiro, mesmo que outras 20 edições tenham sido disputadas posteriormente. E é muito improvável que ela se repita no atual formato da competição: diminuiu-se o número de times e de partidas. Agora são 38 jogos.

Washington marcou 44 gols em 49 partidas naquele ano, o único em sua carreira com a camisa do CAP. O protagonismo foi tanto que ele foi contratado pelo Tokyo Verdy, do Japão, no ano seguinte. Ficou outras duas temporadas no país do sol nascente antes de voltar ao futebol brasileiro, onde brilhou por Fluminense e São Paulo.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.