Atual sétimo colocado do Campeonato Paulista, o Paulista de Jundiaí promete respeitar o Furacão. Confiante, mas respeitoso, o “Galo” vai buscar a vitória, como explica o zagueiro Eli Sábia, que defendeu o Atlético na última temporada.
“O Atlético tem uma equipe muito bem montada, com uma estrutura considerada uma das melhores do Brasil. Tive o prazer de trabalhar com vários atletas que estão lá. É um grande time, mas nós temos totais condições de vencer jogando na nossa casa”, defende.
Além de Sabiá, outro jogador do elenco do Paulista já jogou pelo Furacão: o goleiro Cristiano. Destaque do próprio Paulista no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1997, ele chegou ao Furacão no ano seguinte.
Parceria
O título da Copinha abriu as portas para que o então Lousano Paulista mantivesse parceria com o próprio Atlético. Além de Cristiano, outros jogadores fizeram o trajeto Jundiaí-Curitiba em 98, com destaque para o zagueiro Wilson, o meia Alex e, principalmente, para o atacante Tuta, artilheiro do Paranaense daquele ano.
Em 2006, as duas diretorias voltaram a se aproximar e o Atlético emprestou jovens revelações para a equipe paulista, que disputaria, naquele ano, a Copa Libertadores da América. No Galo, o zagueiro Douglas Marques, o meia Sammir e o atacante Schumacher (além do lateral esquerdo Beto, revelado pelo Ipatinga) não conseguiram, no entanto, a classificação para a segunda fase. Um ano depois, nova negociação entre os clubes, com a ida do atacante Neto Baiano para o Paulista e a contratação do volante Jairo pelo Atlético.
Campeão da Copa do Brasil
O maior título do Paulista é a Copa do Brasil, conquistada em 2005. Na campanha, o Galo derrotou Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e, na final, Fluminense. O time contava com três jogadores que viriam a jogar no Furacão: o lateral Thiago Almeida, o zagueiro Danilo, o volante Cristian e o meia Juliano. Outros jogadores que se destacaram daquela equipe foram o zagueiro Réver e o meia Márcio Mossoró.
Vários nomes
Fundado oficialmente em 1909, o Paulista Futebol Clube nasce como continuação do Jundiahy Foot Ball Club. Apesar de antigo, o clube só foi ganhar expressão na década de 90, após parceria que batizou a equipe como Lousano Paulista. Na mesma década, a parceria continuou com outra empresa, a Parmalat, e o nome mudou para Etti Jundiaí. Em 2002, o clube volta a ser chamado de Paulista após plebiscito realizado na cidade.
Atualidade
O Paulista é o atual sétimo colocado do Campeonato Paulista, com 21 pontos conquistados em treze jogos. Atuando contra os grandes do estado, foi derrotado pelo Palmeiras, fora de casa, por 3 a 1, e empatou sem gols com o Corinthians, no Jayme Cintra. Na última rodada, a equipe derrotou o Americana, fora de casa, por 2 a 0.
Além dos ex-atleticanos, a equipe do interior do estado tem como destaque o volante Baiano. Revelado pelo Santos, ainda como lateral-direita, ele chegou a defender a seleção brasileira olímpica. Após rodar por diversas equipes, fez parte do elenco do Guarani, rebaixado no ano passado no Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Athletico Paranaense, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Club Athletico Paranaense.