Futebol é jogo coletivo

Estamos prestes disputar a partida que será talvez neste semestre a mais importante do nosso querido Furacão. No entanto alguns comentários que tem sido feitos me preocupam.

Nos últimos dias tenho visto nos jornais, sites e programas esportivos em rádio e televisão, colunistas e torcedores de um modo geral do Furacão dizendo que podemos reviver 2001 quando Alex Mineiro nos presenteou com belas apresentações nos jogos decisivos.

Sou suspeito para falar do Alex Mineiro, pois acho ele junto com o Zé Roberto do Santos os melhores e mais completos jogadores em atividade no Brasil, porém o futebol é coletivo e em 2001 tínhamos nada mais nada menos que dois laterais de alto nível que apoiavam bastante (Fabiano e Alessandro), hoje temos três meia boca, tínhamos um meio campo pegador com Cocito, Kleberson, Gabirú e muitas vezes o inteligentíssimo Souza, hoje temos só Alan Bahia e o excelente Ferreira, tínhamos no gol a segurança do Pantera Flávio (jamais devia ter saído), hoje temos o inseguro Cléber, tá certo que a zaga não ajuda.

Falando em zaga tínhamos Rogério Corrêa, Nem e Gustavo, hoje o Rogério Corrêa nem titular é, Marcão é símbolo da raça mas está sendo prejudicado pelo esquema, na minha opinião rende mais com três zagueiros ou jogando de lateral, completando o ataque ao lado do Alex tínhamos o incendiário Kleber, segundo maior artilheiro da história do Furacão, atualmente ídolo do Necaxa, (vibrei muito com o gol feito por ele no recente confronto com os bambis), hoje temos Dênis Marques que ainda não mostrou tudo o que sabe.

Por fim tínhamos o grande Geninho, corajoso, estrategísta, se o time não começava bem, no intervalo o Geninho dava um jeito e o time voltava voando. Hoje temos o Vadão, camarada boa pessoa, conhecedor de futebol, mas medroso na hora de criar um fato novo no time, se mudasse essa postura teria mais sucesso.

Não estou querendo fazer terra arrazada, mesmo porque acho que somos superiores ao time do Vitória, mas quantas e quantas vezes já vimos esse filme contra equipes mais inferiores que o Vitória e muitas vezes tendo que fazer um resultado menor, só acho que estamos jogando muita responsabilidade em cima do grande Alex Mineiro, vamos dividir essa responsabilidade com mais jogadores.

Depositar as fichas apenas em um jogador num esporte coletivo, mexe com os brios dos outros atletas, às vezes para o lado bom e vezes para o lado ruim. Espero que tenha mexido com o lado bom.

Então diante disso, vamos nos unir, juntar forças para que o resultado venha, pois sabemos que se isso não acontecer, os defeitos da equipe voltarão à tona e só assim talvez nossa Diretoria admita que está na hora de contratarmos reforços de verdade.

Força Furacão, vamos fazer deste jogo o início de uma nova fase, cheio de vitórias e alegrias a toda essa nação que tanto te ama.